terça-feira, 23 de junho de 2009

A Mostra no 32º Festival Guarnicê de Cinema


O 32º Festival Guarnicê de Cinema, em São Luis do Maranhão, é um evento tradicional que ocorre sempre à época do Bumba-Meu-Boi, uma das principais manifestações culturais do país.
Para quem não sabe, Guarnicê é o canto que o Amo o Boi entoa chamando o povo para a festa; segundo o blog do Festival: "é um ritual similar a uma oração, uma reverência, simbolizando resistência e esperança."

Neste festival estiveram presentes cineastas de diversas regiões do país, sobretudo do Nordeste. Foi possível conhecer um pouco mais sobre a produçao maranhense de cinema, que é variada e aborda desde sua riquíssima herança cultural até temas predominantemente urbanos.
A abertura do Festival não poderia ter sido melhor! Assistimos a:

"Afinado à Fogo, o Tambor de Crioula Revisitado", do experiente cineasta Murilo Santos, que descreve a trajetória do Tambor de Crioula, mais uma forte manifestação cultural característica do Maranhão, que em breve se transformará em patrimônio da humanidade.
"Bom Te Ver", de Léa Furtado e de Francisco Colombo, um dos mais produtivos cineastas maranhenses da nova safra, que homenageou a atriz maranhense Ana Rodrigues. Ela voltou a residir em São Luís após ter trabalhado em várias produções de cinema e televisão no eixo Rio-São Paulo.
No segundo dia do festival, a nossa Mostra Paulista de Cinema Nordestino recebeu calorosa homeganem pelo trabalho desenvolvido na divulgação em São Paulo do cinema nordestino e também pelo trabalho social desenvolvido na periferia paulistana, local de alta concentração de nordestinos, possibilitando seu acesso à cultura, uma vez que as sessões são gratuitas.

Ao longo dos quatro dias de festival, assitimos a produções recentes de curtas, médias e longas metragens de todo o Brasil; ocorreram oficinas de roteiro, documentário e de assitência de câmera. Houve também o lançamento do livro "Documentário Nordestino", da pesquisadora e cineasta piauiense Karla Holanda, obra de referência sobre a produção de documentários naquela região do país.
As exibições de longas metragens mereceram destaque:

"Retrato de Classe", de Gregório Bacic, documentário produzido em 1977 para a Rede Globo, que enfoca a classe média brasileira da época com suas aspirações, desejos e frustrações.

"O Rebeliado", de Bertrand Lira, cineasta paraibano, que narra a história de um ex-travesti, que realiza hoje trabalho assistencialista em na comunidade pobre em que vive, em João Pessoa.

"Siri-Ará", de Rosemberg Cariri, consagrado cineasta cearense.
Algumas menções especiais a pessoas que tornaram possível o 32º Festival Guarnicê:

Ao prof. Alberto Dantas e a sua equipe incansável; a Euclides Moreira Neto, o idealizador do festival e organizador das versões anteriores, que nos presenteou com uma ida ao maior arraial de São Luiz, na praça Maria Aragão, onde assitimos ao primeiro encontro de Bois de Orquestra do Maranhão; e também a Joaquim Haickel, deputado estadual, cineasta realizador de "Pelo Ouvido", que nos levou para conhecer as delícias da culinária maranhense em Camboa, no resturante Base da Diquinha. Lá comemos cuxá, torta de cranguejo, peixada com camarão, e sorvetes de açaí, cajá, tapioca e bacuri.

E não poderia deixar de citar toda a equipe do filme"Reverso": Jr. Balby, Breno, Gilberto Martins (que ganhou o prêmio de melhor ator) e, claro, o grande amigo Francisco Colombo, diretor do único filme maranhense rodado em 35 mm apresentado na Mostra.


Para saber detalhes sobre o Festival, as premiações e todas as festas, acessem os blogs:




Prova cabal de que estive em São Luis: provei a famigerada Cola Jesus, hoje "Guaraná Jesus", cor-de-rosa e de sabor indefectível!!!

A cidade é linda, o povo hospitaleiro, mas é preciso chamar a atenção para a má conservação do centro histórico, que é Patrimônio da Humanidade. Entristece saber que é a capital do estado de um dos homens mais poderosos deste país nos últimos 50 anos. Poderia estar em melhores condições

terça-feira, 16 de junho de 2009

4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino

A 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino ocorrerá em setembro/outubro deste ano.
É um evento anual que leva cinema nordestino de longa, média e curta metragens, de todas as épocas – sem cobrança de ingressos - a populações da área metropolitana de São Paulo e de bairros da periferia e do centro expandido da capital, onde reside o maior contingente de nordestinos e de seus descendentes fora do nordeste.
As três primeiras versões da Mostra, de 2006 a 2008, exibiram cerca de 100 filmes e contaram com ampla cobertura espontânea da imprensa, além de terem gerado, ao que sabemos, três trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (na ECA/USP-SP, na FMU-SP e na UFSC-SC).

Quem quiser exibir seus filmes na Mostra devem enviá-los, em cópia digital, até dia 30 de junho de 2009.

Maiores informações:
macmedia@macmedia.art.br

Para saber mais sobre o histórico das Mostras anteriores acesse:
http://mostracinespnordeste.blog.terra.com.br/