sábado, 24 de outubro de 2009

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

A 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, de 23 de outubro a 5 de novembro, é o evento mais aguardado pelos cinéfilos do Brasil. Serão exibidos 420 trabalhos nacionais e internacionais, sendo que muitos filmes jamais chegarão a ser exibidos novamente no circuito comercial brasileiro. Por isso, é uma ótima chance que temos para conhecer produções de diversos países, inclusive as nacionais.

Os filmes recomendados por nós, da Mostra Paulista de Cinema Nordestino, são:



Um Lugar ao Sol, do pernambucano Gabriel Mascaro (71min). Primeiro documentário brasileiro a retratar a classe dominante. Debate sobre desejo, visibilidade, status e poder, ao reunir depoimentos de famílias moradoras em coberturas luxuosas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Gabriel não é estreante na Mostra Internacional. No ano passado, exibiu KFZ-1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias. Ganhador do prêmio "Melhor Filme da Mostra Pernambuco do Cine PE", e "Prêmio Especial do Júri da 32ª Mostra Internacional de Cinema".
Neste ano, Um Lugar ao Sol está na Mostra Competitiva e será exibido nos dias:
27 de outubro 19h10 (Cinecesc)
28 de outubro 16h10 (HSBC Belas Artes - Sala Cândido Portinari)
29 de outubro às 14h30 (Espaçp Unibanco Pompéia 10)
30 de outubro às 14h00 (Espaço Unibanco Pompéia 2)



Viajo Por que Preciso, Volto porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes (71min). Geólogo é enviado para uma pesquisa de campo na qual terá de atravessar o sertã o. Dos consagrados diretores nordestinos Karim Aïnouz (Céu de Sueli e Alice) e Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus), é fruto de um longo projeto de 10 anos no qual foram registradas imagens belíssimas do sertão nordestino. Este filme já foi exibido em diversos festivais, entre eles do 66º Festival de Veneza e Festival do Rio 2009.
Neste ano, Viajo Por que Preciso, Volto porque Te Amo está na Mostra Perspectiva e será exibido nos dias:

30 de outubro, às 22h20 (Frei Caneca Unibanco Artplex 2)
31 de outubro, às 23h50 (Espaço Unibanco Pompéia 2)
1 de Novembro, às 14h00 (Cinema da Vila)
2 de Novembro, às 15h30 (Cine Bombril 1)

Siri-Ará, do cineasta cearense Rosemberg Cariry (90min). Depois do exílio na França, Cioran volta ao sertão em busca de sua origem. Por meio de um mundo imaginário, ele traz à tona uma reflexão em torno da invenção da nação brasileira.
Quem já assitiu aos filmes Corisco e Da, Patataiva do Assaré - Ave Poesia e Lua Cambará nas Escadarias do Palácio na 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, não pode perder essa mais recente produção de Rosemberg Cariry.
Mostra Pesrspectiva
1 de Novembro, às 19h40 (Cine Bombril 2)
2 de Novembro, às 14h00 (Marabá 2)
3 de Novembro, às 16h00 (Centro Cultural São Paulo/Sala Lima Barreto)

Os endereços estão disponíveis nos cadernos de cinema dos principais jornais de São Paulo e no site oficial da Mostra:
http://www.mostra.org/
3226-3701 e 3266-3705

Esperamos exibir estes filmes na 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino - 2010!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Semana de Animação no Ceará


Diego Akel, animador e "agitador" do cinema de animação no Ceará, convida para a Semana da Animação, evento gratuito sobre cinema de animação que se realizará de 22 a 28 de outubro em Fortaleza. Haverá oficinas, mostras especiais, bate-papo com animadores e a mostra oficial do Dia Internacional da Animação, no dia 28.
Veja a programação completa em http://www.cineakel.blogspot.com

Diego Akel também é Coordenador Local - Dia Internacional da Animação / Semana da Animação

Saiba mais em: