quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O Homem que Engarrafava Nuvens

Dia 15 de janeiro estréia "O Homem que Engarrafava Nuvens", surpeendente documentário sobre Humberto Teixeira, "O Doutor do Baião", que, ao lado de Luiz Gonzaga, foi responsável pela propagação do Baião - o mais autêntico de todos os sons brasileiros. O filme é dirigido pelo pernambucano Lírio Ferreira, premiado diretor de “Baile Perfumado”, “Árido Movie” e “Cartola”. Lírio capta imagens preciosas com sua câmera ágil. Uma das mais belas cenas é uma cavalgada de vaqueiros embalada ao som de "Asa Branca". Quase impossível não se emocionar!

Como se não bastasse a riquíssima pesquisa visual de época, mostrando como o Baião explodiu no Brasil e no exterior, fomos presenteados com atuações de Lenine, Chico Buarque, Maria Bethânia e até David Byrne, todos cantando músicas de Humberto Teixeira.

O filme é não apenas uma celebração da cultura e da história do Brasil, mas uma enternecedora viagem em busca do pai pela atriz Denise Dummond, filha de Humberto Teixeira, a idealizadora do documentário. Ela atravessa de forma comovente o universo de um homem íntegro, intelectual, sensível, genial no resgate da cultura nordestina, e de suas contradições de "cabra macho", como convinha a um homem de seu tempo.

Não percam. E divulguem para os amigos. Esse filme merece sessões lotadas!!!


Maiores informações nos principais jornais e no blog oficial:

http://ohomemqueengarrafavanuvens.blogspot.com/




Fonte da figura: blog do filme