sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO DOS DEBATES




DEBATES



AGOSTO
dia
sem
horário
debatedor
ARICANDUVA
09/ago
sex
19:00
Gregório
SAPOPEMBA
18/ago
dom
16:20
Katia
JAMBEIRO
21/ago
qua
16:30
Katia
VILA CURUÇÁ
22/ago
qui
20:00
Gregório
LAJEADO
a confirmar


AZUL DA COR DO MAR
14/set
sab
16:00
Jorge Grinspum
SÃO RAFAEL
30/ago
sex
10:30
Katia
SETEMBRO
dia
sem
horário

PARQUE VEREDAS
04/set
qua
09:00
Katia
TRÊS PONTES
04/set
qua
17:00
Gregório
PARQUE SÃO CARLOS
06/set
sex
10:30
Katia
ROSA DA CHINA
10/set
ter
10:45
Katia
TIQUATIRA
11/set
qua
18:00
Gregório
QUINTA DO SOL
15/set
dom
15:00
Katia
SÃO MATEUS
19/set
qui
19:00
Gregório
ÁGUA AZUL
20/set
sex
19:00
Irineu Guerrini
INÁCIO MONTEIRO
22/set
dom
16:20
Katia
FORMOSA
26/set
qui
19:00
Gregório
ALTO ALEGRE
27/set
sex
19:00
Gregório


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FESTA DE ABERTURA - CEU ARICANDUVA 09/08/2013

A Zona Leste  estava em Festa!

Começamos bem a Mostra no CEU Aricanduva!
Lá fomos recebidos com um coquetel de comidas típicas do Nordeste, como bolo de fubá, cuscus, acarajé, pé-de-moleque, paçoca e até salada de frutas. Tudo produzido por eles mesmos, sob o comando do Stênio, morador da região e colaborador do CEU.

                                                                                         Foto de Lilian Borges

Ainda tivemos a surpreendente apresentação do Grupo Beija Fulô, que é um grupo que nasceu em 2002, na Casa de Cultura da Penha, fruto de oficinas de Cantos e Danças Brasileiras, ministradas por Renata Mattar e Téo Menezes. O conjunto possui aproximadamente 28 integrantes, com idades que vão dos 11 aos 85 anos, composto por filhas, mães, netas e maridos. A maioria atua como multiplicador desenvolvendo projetos de cultura popular nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental da Rede Municipal de São Paulo.






Após a apresentação do Beija Fulô, foi exibido o premiado curta pernambucano "Recife Frio", de Kléber Mendonça Filho, que retrata bem a atual produção cinematográfica do Nordeste. Fugindo dos estereótipos da seca, miséria e cangaço, o filme é uma irônica ficção científica que se passa no ambiente urbano e cosmopolita do Recife. Segundo o crítico de cinema Inácio Araújo, os filmes nordestinos são os mais criativos e surpreendentes na atual produção cinematográfica nacional.


Depois da exibição do filme, tivemos uma breve apresentação da Mostra com a presença da representante da Secretaria Municipal de Educação, Marta de Betânia Juliano, do idealizador da Mostra, o jornalista Gregório Bacic, a curadora da Mostra Katia Camargo, da gestora dos CEU Aricanduva, Suzette, da diretora da DRE Itaquera, Ana Aparecida Mato, e do representante da Comunidade Nordestina, José Maria Marques.


                                                                                         Foto de Lilian Borges

E para fechar a noite mais um show comovente, desta vez, com a voz e o violão de Vidal França


                                                                                         Foto de Lilian Borges

Foi uma noite para nunca mais esquecer!!!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

1ª MOSTRA DE CINEMA NORDESTINO NOS CEUs




APRESENTAÇÃO

A 1ª Mostra de Cinema Nordestino nos CEUs proporciona importante espaço para a formação de público para o cinema nacional, além de contribuir para com o resgate da cultura nordestina, muitas vezes marginalizada nos grandes centros urbanos do sudeste do país.
 Em São Paulo, a Zona Leste abriga o maior contingente de nordestinos e de seus descendentes fora do Nordeste. Contudo, essa população que reside distante do centro, com difícil acesso aos bens culturais, é justamente uma população que não tem o hábito de freqüentar cinemas, devido ao valor impeditivo das entradas.
1ª Mostra de Cinema Nordestino nos CEUs tem por objetivo levar ao público filmes brasileiros criativos e de qualidade produzidos naquela região e premiados no Brasil e no exterior. Em suma, aquilo que os cinemas do circuito comercial não oferecem ao grande público: produção nordestina (e sobre o nordeste) de cinema de todas as épocas.

ATIVIDADES PROPOSTAS

·         Nos 18 CEUs acontecerão 05 sessões de cinema, totalizando 90 exibições, com a exibição de três longas metragens, uma sessão com a exibição de seis curtas-metragens e mais uma sessão especial infantil, com oito filmes de animação em curta-metragem, 

·         18 debates um em cada CEU da Zona Leste, enfocando a situação atual do cinema brasileiro e a produção de filmes nos Estados do Nordeste.


OS DESTAQUES DESTA MOSTRA

Longas Metragens

            Ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro do Canal Brasil, como o melhor filme de documentário de 2010, O Homem que Engarrafava Nuvens, dirigido por Lírio Ferreira, é um documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral Humberto Teixeira. Teixeira foi um dos compositores mais prolíficos na música popular brasileira e precursor da criação de um dos estilos mais importantes, o baião. Ele foi o responsável por clássicos como “Adeus Maria Fulô” e “Asa Branca”, a segunda canção mais popular no Brasil. Sua subida ao estrelato nos anos 50, meteórica, foi eclipsada pelo seu parceiro Luiz Gonzaga, o ícone que imortalizou suas canções e tornou-as mais conhecidas na cultura brasileira. Com a chegada da bossa nova, o baião e Humberto Teixeira afundaram-se na obscuridade. Nas décadas seguintes, sua música só era ocasionalmente registrada. O documentário acompanha a filha de Humberto Teixeira, Denise Dummont, em uma viagem para conhecer melhor o seu pai. 

            Patativa do Assaré, Ave Poesia, do grande cineasta cearense Rosemberg Cariry, A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do encontro do saber popular com o saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social e lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na nela estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi apontado em sua terra como um dos mais importantes cearenses do século XX. 

            Ai, Que Vida! É o maior sucesso no eixo Teresina-São Luís. Comédia dirigida pelo jornalista e cineasta maranhense Cícero Filho, as filmagens foram feitas nas cidades de Amarante e Teresina, no Piauí; Poção de Pedras, Esperantinópolis, Timn e São Francisco do Maranhão, no Maranhão. Os atores e os técnicos foram pessoas das próprias comunidades. O filme teve um custo total de trinta mil reais, valor baixíssimo para os padrões cinematográficos.
            O filme foi lançado em 2008, no cinema de um shopping center de Teresina. Segundo a direção dos Cinemas Riverside, o filme alcançou a marca de mil espectadores em menos de uma semana, superando a bilheteria de um dos filmes da série Harry Potter naquela sala. No final da temporada, naquele shopping, o filme chegou à marca de mais de cinco mil espectadores.
            No estado do Maranhão, o filme ficou em cartaz no Cine Praia Grande, em São Luís. Ffoi exibido diariamente e teve que ganhar uma sessão extra para atender aos espectadores.  Segundo o cineasta, foram feitas pouquíssimas cópias originais desse filme, cerca de 300 DVDs apenas. Porém, Ai, que vida! se tornou popular graças à ação da pirataria. Em poucos meses, tornou-se uma febre entre os camelôs de cidades grandes como São LuísTeresina e Brasília. Ainda  espalhado por camelôs, Internet e fãs, o filme se popularizou em outras cidades menores do interior do Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba, entre outros estados do Nordeste,

Curtas Metragens
           
            Exibiremos também duas sessões com filmes curtas metragens.
            Uma sessão com um painel representativo do cinema que se faz no Nordeste hoje em dia, com filmes premiados dos Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Maranhão, como a ficção científica Recife Frio, do pernambucano Kléber Mendonça Filho, vencedor como melhor curta metragem do Prêmio do Canal Brasil; Também a animação premiadíssima, com mais de 50 prêmios no Brasil e no exterior, Vida Maria, de Márcio Ramos, do Ceará.

            E uma sessão especial para crianças, com animações também premiadas, como Calango Lengo, morte e vida sem ver água, de Fernando Muller Josué e o Pé de Macaxeira, de Diego Viegas, e animações que retratam lendas e histórias típicas da região, como O Macaco e o Rabo e Árvore do Dinheiro, de Marcos Buccini, São João, de Diego Akel, Um Vestido para Lia, de Regina Barbosa Caçadores de Sacis, de Sofia Federico.

SOBRE QUEM FAZ A MOSTRA



Quem propõe a 1ª Mostra de Cinema Nordestino nos CEUs é a MAC Media Arte e Conhecimento, que desde 2006 realiza em São Paulo, capital  e em 55 municípios do Estado a Mostra Paulista de Cinema Nordestino. 

APOIO 
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

SINOPSES DOS FILMES

LONGAS



O Homem que Engarrafava Nuvens
(CE, 2008, cor, 106min, documentário, suporte DVD)
Direção: Lírio Ferreira
Documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: música




Ai que vida!
(PI, 2007, 100 in, fic, DVD)
Direção: Cícero Filho
Em meados dos anos de 1990, a fictícia cidade de Poço Fundo, no interior do Nordeste, está vivendo um verdadeiro caos em sua administração pública. O Prefeito Zé Leitão é um corrupto de mão cheia, capaz de tudo pelo dinheiro, seu egoísmo é a sua principal característica.
Elenco Feliciano Popô, Antonia Catingueiro, Welligton Alencar, Rômulo Augusto, Irisceli Queiroz
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, com temática complexa e cenas de insinuantes.




Patativa do Assaré - Ave Poesia
(CE, 2007, cor, 84min, suporte DVD)
Direção: Rosemberg Cariry
Sinopse: Aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância de seus poemas, o significado político de seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira. Remasterizado.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: poesia.


CURTAS
Total: 87 min

Recife Frio
(PE, 2009, cor, 25min, ficção, suporte DVD)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Andrés Schaffer, Antonio Paulo, Yannick Ollivier, Jr. Black, Djanira Pessoa Correia, Júlio Rocha, Pedro Bandeira, Gleice Bernardo de França, Rodrigo Riszla, Graça Araújo, Gilvan Soares, Cristiane Santos, Enio, Pinto e Patativa
participação especial lia de Itamaracá
Sinopse: A cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.
Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, 2009 / Melhor Filme, 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Tiradentes, 2010 / Selecionado para, Rotterdam Int. FF, Roterdã, 2010 / Melhor Filme, Festival Luso Brasileiro de Sta. Maria da Feira, Santa Maria da Feira, 2009 / Melhor Filme, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, Goiás, 2010 / Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Cine PE, Recife, 2010, Melhor curta-metragem de ficção pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Canal Brasil – 2011.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, linguagem de conteúdo sexual. Temática: ficção científica


Jus
(CE, 2012, cor, 18 min, documentário, suporte DVD)
Direção: Marcelo Didimo
Sinopse: Jus é um filme sobre um dos animais mais simbólicos do Nordeste brasileiro, o jumento.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Vermelho, Rubro, Céu da Boca
(BA, 2006, cor, 13min, fic, suporte DVD)
Direção: Sofia Federico
Elenco: Bertho Filho, Paulo César Pereio, Flávia Marco Antônio, Frieda Gutmann
A jovem Candolina vive de fantasias: apaixona-se por um desconhecido que lhe manda rosas. Na sua rotina de tarefas domésticas na beira do rio, espera a vinda do “moço”, mas o que sempre chega diariamente são rosas vermelhas sem espinhos, trazidas pela correnteza.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

São Luiz Caleidoscópio
(MA 2000, cor 8min, doc. suporte DVD)
Direção: Hermano Figueiredo
Um olhar apaixonado sobre a cidade de São Luis. Uma explosão de luz, cores e ritmos.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos


Águas de Romanza
(CE, 2002, cor, 15min, ficção, suporte DVD)
Direção: Gláucia Soares e Patrícia Bahia
Elenco: Leuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério
Sinopse: No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: seca


Vida Maria
(CE, 2007, animação, 8min, animação, suporte DVD)
Direção: Márcio Ramos
Sinopse: A vida como um ciclo que se repete.
Premiada animação em vários festivais: melhor filme pelo júri popular na 10ª. Mostra Tiradentes (MG); menção honrosa melhor curta internacional no Cleveland International Film Festival 2007 (EUA); melhor filme no “Entretodos” – Festival de Direitos Humanos, entre outros.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: ciclo da vida


SESSÃO INFANTIL
Total: 69min

Caçadores de Saci
(BA, 2005, cor, 15min, ficção, DVD)
Direção: Sofia Federico
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar dos sacis.
Elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Crsitiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: folclore e meio ambiente

A Árvore do Dinheiro
(PE, 2007, cor, 7min, ficção, suporte DVD)
Direção: Marcos Buccini, Diego Credidio
Animação que procura resgatar a simplicidade e a beleza da Literatura de Cordel, arte popular e um dos símbolos mais importantes da cultura nordestina.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: literatura de cordel

Josué e o Pé de Macaxeira
Direção: Diogo Pereira Viegas
(RJ, 2009, 12min., cor, animação, suporte DVD)
Sinopse: Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos Temática: cultura

O macaco e o rabo
Direção: alunos do curso da EASO
(PE, 2011, 8min., animação, suporte DVD)
Sinopse: O macaco perde o rabo e parte em busca para recuperá-lo. A cada personagem que encontra, sua situação se complica mais. Adaptação de um conto do folclore nordestino.
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura

Calango Lengo Morte e Vida sem ver água
(RJ, 2008, cor, 11min, animação, suporte DVD)
Direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
Prêmios: Melhor filme no 32º Festival de Cinema Guarnicê, São L
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: seca

Um Vestido Para Lia
(AL, 2010, 14min, ficção, suporte DVD)
Direção: Hermano Figueiredo e Regina Barbosa
Sinopse: Dia da festa da Padroeira, Lia é filha de costureira e insiste para ter um vestido novo.
Elenco: Fabrícia Avelino, Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda, Naeliton Santos e participação especial do mestre Benon e o Guerreiro Treme Terra
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: manifestação cultural

São João
(CE, 2013, 1min 22seg, animação, suporte DVD)
Direção: Diego Akel
Sinopse: Através da técnica de animação do stop motion, onde elementos reais são animados e fotografados quadro a quadro, a ideia foi dar vida a alguns dos elementos típicos do São João de Fortaleza, de uma forma livre. O filme foi feito em um processo solto, instintivo e espontâneo, sem storyboards ou planejamentos específicos, deixando os objetos "ditarem" a maneira como deveriam ser animados, ao invés do contrário. Assim deixa-se fluir com liberdade o movimento no tempo, reforçando a essência do cinema de animação. A música, "Kozak", é da banda polonesa Kapela na Dobry Dzień, utilizada sob licença Creative Commons
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: manifestação cultural