sábado, 2 de outubro de 2010

O SESI apresenta: 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino



De 04 de outubro a 09 de dezembro o SESI apresenta no Estado de São Paulo a 5ª mostra
Paulista de Cinema Nordestino

Evento consolidado, a Mostra Paulista de Cinema Nordestino chega em 2010 à sua 5ª edição, com a exibição de filmes pelas unidades do SESI na Área Metropolitana de São Paulo e no interior do Estado. O Nordeste é um importante polo de produção audiovisual, com filmes premiados no Brasil e no exterior. A sua produção remonta à época do cinema mudo, com o Ciclo do Recife, na década de 1920, e vem até hoje. Contudo, essa produção ainda é pouco divulgada no eixo Rio - São Paulo.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de nordestinos e de seus descendentes fora do Nordeste. Geralmente concentrados nas periferias da área metropolitana e em municípios do interior, praticamente não têm acesso ao cinema, geralmente por razões financeiras.

A 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino tem por objetivos divulgar a rica produção audiovisual nordestina e também democratizar o acesso a ela através da exibição dos filmes em unidades culturais do SESI de todo o Estado, além de centros comunitários da periferia da capital. E sem cobrança da ingressos. Serão exibidos ao todo 16 longa metragens, quatro sessões de curta metragens e uma sessão especial infantil.


Destaques da 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino


Os destaques da 5ª Mostra são filmes premiados, curtas, médias e longa metragens e animações de várias épocas, buscando os mais significativos de cada Estado do Nordeste.

Produções recentes, como o documentário sobre Humberto Teixeira, o compositor de “Asa Branca”: O Homem que Engarrafava Nuvens; lançado em 2010 pelo cineasta pernambucano Lírio Ferreira e produzido pela atriz Denise Dummont, filha de Humberto Teixeira.

Siri-Ará, o mais recente filme do renomado cineasta cearense Rosemberg Cariry, lançado em 2009, que é uma reflexão sobre os encontros e desencontros dos "mundos" que marcam a invenção da nação brasileira.

O polêmico documentário Um Lugar ao Sol, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, que retrata o ponto de vista das pessoas que vivem em coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, e também o curta experimental As Aventuras de Paulo Bruscky, do mesmo diretor, que utiliza o ambiente The Second Life como base para o documentário com o artista plástico pernambucano Paulo Buscky, representante do movimento “Fluxus”, da década de 70.

O Crítico é um documentário sobre opiniões de críticos de cinema e de cineastas das mais diversas nacionalidades sobre a profissão de crítico de cinema, produzido pelo cineasta pernambucano e também crítico de cinema Kleber Mendonça Filho. Do mesmo cineasta, o curta Recife Frio, retrata um tema atualíssimo: quais seriam as conseqüências de um desastre ambiental numa cidade nordestina como Recife, provocado pela queda de um meteoro gigante?

Ai que Vida!, do cineasta maranhense Cícero Filho, é uma divertida comédia passada no interior do Maranhão, na divisa com o Piauí, realizado com baixo custo e alta qualidade narrativa das melhores comédias românticas. É sucesso de público no eixo São Luis-Teresina. Do mesmo autor temos Entre o Amor e a Razão conta o drama de um pai de família que sai do interior dao Maranhão para tentar a sorte na cidade grande em Teresina.

Nesta Mostra teremos quatro sessões especiais com animações e curtas metragens de diversos Estados Nordestinos. Alguns exemplos são: o poético curta metragem da diretora baiana Sofia Federico, estrelado por Paulo César Pereio, Vermelho Rubro, Cor do Céu da Boca e, ainda, Caçadores de Saci, da mesma autora, com uma versão moderna da tradicional história de uma menina e seu encontro com Sacis.

O premiadíssimo Vida Maria, do cearense Márcio Ramos, consagrado nos festivais de cinema em 2007, quando foi o filme mais premiado do Brasil. Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada. Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Mas os filmes não retratam somente a paisagem rural, a seca e a cultura nordestina.

Há filmes com temas urbanos, atuais, como Marilza e a Lata de Leite Condensado, de Michelline Helena, que trata das agruras de uma gordinha em busca do corpo idealizado; temos animações experimentais como Linhas e Espirais, do cearense Diego Akel, já selecionado para festivais internacionais de animação.

Contaremos também com uma sessão infantil com animações, em que se destacam: O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou antes de Existir, de Léo D. e Willian Paiva. Relata o Gênesis bíblico, usando como linguagem figuras típicas da cultura nordestina. Já Calango Lengo, Morte e Vida sem ver Água de Fernando Miller, conta as desventuras de um calango durante a seca e sua briga com a Morte pela sobrevivência.
Debates com os públicos de cada cidade
Além das exibições dos filmes serão realizados debates, sendo um em cada espaço do SESI para discutir com o público a produção de filmes nos Estados do Nordeste, suas características, peculiaridades, facilidades e dificuldades.
Os debatedores:
Gregório Bacic Jornalista, cinedocumentarista, escritor e diretor de programas culturais de TV.
Diretor e idealizador, juntamente com Antonio Abujamra, do programa Provocações, da TV Cultura; um dos autores da telenovela Mandacaru da extinta TV Manchete; Criador e diretor do filme documentário Retrato de Classe, produzido e exibido em 1977 pela Rede Globo de Televisão - considerado, na ocasião pela imprensa o acontecimento do ano na TV brasileira. Criador e diretor de série de 18 filmes-documentários sobre cultura popular brasileira, rodados nos anos 70 em seis Estados do país para a TV Cultura de São Paulo. Livros de contos publicados: Olhares Plausíveis e Peão Envenenado e Outras Provocações

Kátia Camargo Produtora cultural. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Curadora e organizadora da Mostra Paulista de Cinema Nordestino desde 2008. Autora do blog: Mostra Paulista de Cinema Nordestino.

Irineu Guerrini Jr. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ex-produtor da TV Cultura, ex-diretor da Rádio Cultura AM/FM SP, ex-integrante do serviço Brasileiro da BBC de Londres. Autor dos livros A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta e A elite no ar: óperas, concertos e sinfonias na Rádio Gazeta de São Paulo.
Oficina de Leitura Crítica do Audiovisual
Uma oficina de leitura crítica do audiovisual, ocorrerá no Mezanino do Centro Cultural do FIESP/SESI, onde serão apresentadas e discutidas as diferentes linguagens usadas nas produções brasileiras, com foco nas realizadas no Nordeste. A oficina será ministrada por Gregório Bacic.

Para conhecer os filmes que serão exibidos na Mostra clique no link "Sinopses dos Filmes" deste blog.
Para saber como será a programação das exibições, debates e oficina, clique nos links das unidades do SESI da capital e do interior deste blog e também no site do SESI

Um comentário:

  1. Já estou divulgando a Mostra em meu blog:
    http://salasdecinemadesp.blogspot.com
    Sucesso!

    ResponderExcluir