quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novas Datas! Mezanino do Centro Cultural FIESP/SESI -

Somente no Mezanino do Centro Cultural FIESP/SESI o início da Mostra foi alterado, devido a problemas de agenda.

Segue a nova programação:

Centro Cultural FIESP/SESI Av. Paulista 1313 - Mezanino

O Homem que Engarrafava Nuvens 18/10/10 18h00 livre
É Muita Areia para o meu caminhãozinho e Um Lugar ao Sol 18/10/10 20h00 12 anos
Cinema Aspirinas e Urubus 20/10/10 20h00 14 anos
Debate com Gregório Bacic 25/10/10 19h00 livre
São Luiz Caleidoscópio e Siri- Ará 25/10/10 20h00 10 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias 26/10/10 20h00 livre
Patativa do Assaré - Ave Poesia 27/10/10 20h00 livre
Sessão Infantil 01/11/10 18h00 livre
Amigos de Risco 01/11/10 20h00 18 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas 02/11/10 18h00 10 anos
O Céu de Suely 02/11/10 20h00 16 anos
Árido Movie 03/11/10 20h00 16 anos
Oficina de leitura crítica do audiovisual com Gregório Bacic 08/11/10 17h30 livre
Câmara Viajante e O Crítico 09/11/10 18h00 10 anos
Entre o Amor e a Razão 09/11/10 20h00 10 anos
Mostra de Curtas 01 10/11/10 20h00 16 anos
No fiel da balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol 15/11/10 18h00 10 anos
Mostra de Curtas 02 15/11/10 20h00 16 anos
Ai que Vida! 16/11/10 18h00 10 anos
Mostra de Curtas 03 16/11/10 20h00 16 anos
Mostra de Curtas 04 17/11/10 20h00 livre

sábado, 2 de outubro de 2010

O SESI apresenta: 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino



De 04 de outubro a 09 de dezembro o SESI apresenta no Estado de São Paulo a 5ª mostra
Paulista de Cinema Nordestino

Evento consolidado, a Mostra Paulista de Cinema Nordestino chega em 2010 à sua 5ª edição, com a exibição de filmes pelas unidades do SESI na Área Metropolitana de São Paulo e no interior do Estado. O Nordeste é um importante polo de produção audiovisual, com filmes premiados no Brasil e no exterior. A sua produção remonta à época do cinema mudo, com o Ciclo do Recife, na década de 1920, e vem até hoje. Contudo, essa produção ainda é pouco divulgada no eixo Rio - São Paulo.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de nordestinos e de seus descendentes fora do Nordeste. Geralmente concentrados nas periferias da área metropolitana e em municípios do interior, praticamente não têm acesso ao cinema, geralmente por razões financeiras.

A 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino tem por objetivos divulgar a rica produção audiovisual nordestina e também democratizar o acesso a ela através da exibição dos filmes em unidades culturais do SESI de todo o Estado, além de centros comunitários da periferia da capital. E sem cobrança da ingressos. Serão exibidos ao todo 16 longa metragens, quatro sessões de curta metragens e uma sessão especial infantil.


Destaques da 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino


Os destaques da 5ª Mostra são filmes premiados, curtas, médias e longa metragens e animações de várias épocas, buscando os mais significativos de cada Estado do Nordeste.

Produções recentes, como o documentário sobre Humberto Teixeira, o compositor de “Asa Branca”: O Homem que Engarrafava Nuvens; lançado em 2010 pelo cineasta pernambucano Lírio Ferreira e produzido pela atriz Denise Dummont, filha de Humberto Teixeira.

Siri-Ará, o mais recente filme do renomado cineasta cearense Rosemberg Cariry, lançado em 2009, que é uma reflexão sobre os encontros e desencontros dos "mundos" que marcam a invenção da nação brasileira.

O polêmico documentário Um Lugar ao Sol, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, que retrata o ponto de vista das pessoas que vivem em coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, e também o curta experimental As Aventuras de Paulo Bruscky, do mesmo diretor, que utiliza o ambiente The Second Life como base para o documentário com o artista plástico pernambucano Paulo Buscky, representante do movimento “Fluxus”, da década de 70.

O Crítico é um documentário sobre opiniões de críticos de cinema e de cineastas das mais diversas nacionalidades sobre a profissão de crítico de cinema, produzido pelo cineasta pernambucano e também crítico de cinema Kleber Mendonça Filho. Do mesmo cineasta, o curta Recife Frio, retrata um tema atualíssimo: quais seriam as conseqüências de um desastre ambiental numa cidade nordestina como Recife, provocado pela queda de um meteoro gigante?

Ai que Vida!, do cineasta maranhense Cícero Filho, é uma divertida comédia passada no interior do Maranhão, na divisa com o Piauí, realizado com baixo custo e alta qualidade narrativa das melhores comédias românticas. É sucesso de público no eixo São Luis-Teresina. Do mesmo autor temos Entre o Amor e a Razão conta o drama de um pai de família que sai do interior dao Maranhão para tentar a sorte na cidade grande em Teresina.

Nesta Mostra teremos quatro sessões especiais com animações e curtas metragens de diversos Estados Nordestinos. Alguns exemplos são: o poético curta metragem da diretora baiana Sofia Federico, estrelado por Paulo César Pereio, Vermelho Rubro, Cor do Céu da Boca e, ainda, Caçadores de Saci, da mesma autora, com uma versão moderna da tradicional história de uma menina e seu encontro com Sacis.

O premiadíssimo Vida Maria, do cearense Márcio Ramos, consagrado nos festivais de cinema em 2007, quando foi o filme mais premiado do Brasil. Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada. Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Mas os filmes não retratam somente a paisagem rural, a seca e a cultura nordestina.

Há filmes com temas urbanos, atuais, como Marilza e a Lata de Leite Condensado, de Michelline Helena, que trata das agruras de uma gordinha em busca do corpo idealizado; temos animações experimentais como Linhas e Espirais, do cearense Diego Akel, já selecionado para festivais internacionais de animação.

Contaremos também com uma sessão infantil com animações, em que se destacam: O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou antes de Existir, de Léo D. e Willian Paiva. Relata o Gênesis bíblico, usando como linguagem figuras típicas da cultura nordestina. Já Calango Lengo, Morte e Vida sem ver Água de Fernando Miller, conta as desventuras de um calango durante a seca e sua briga com a Morte pela sobrevivência.
Debates com os públicos de cada cidade
Além das exibições dos filmes serão realizados debates, sendo um em cada espaço do SESI para discutir com o público a produção de filmes nos Estados do Nordeste, suas características, peculiaridades, facilidades e dificuldades.
Os debatedores:
Gregório Bacic Jornalista, cinedocumentarista, escritor e diretor de programas culturais de TV.
Diretor e idealizador, juntamente com Antonio Abujamra, do programa Provocações, da TV Cultura; um dos autores da telenovela Mandacaru da extinta TV Manchete; Criador e diretor do filme documentário Retrato de Classe, produzido e exibido em 1977 pela Rede Globo de Televisão - considerado, na ocasião pela imprensa o acontecimento do ano na TV brasileira. Criador e diretor de série de 18 filmes-documentários sobre cultura popular brasileira, rodados nos anos 70 em seis Estados do país para a TV Cultura de São Paulo. Livros de contos publicados: Olhares Plausíveis e Peão Envenenado e Outras Provocações

Kátia Camargo Produtora cultural. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Curadora e organizadora da Mostra Paulista de Cinema Nordestino desde 2008. Autora do blog: Mostra Paulista de Cinema Nordestino.

Irineu Guerrini Jr. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Ex-produtor da TV Cultura, ex-diretor da Rádio Cultura AM/FM SP, ex-integrante do serviço Brasileiro da BBC de Londres. Autor dos livros A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta e A elite no ar: óperas, concertos e sinfonias na Rádio Gazeta de São Paulo.
Oficina de Leitura Crítica do Audiovisual
Uma oficina de leitura crítica do audiovisual, ocorrerá no Mezanino do Centro Cultural do FIESP/SESI, onde serão apresentadas e discutidas as diferentes linguagens usadas nas produções brasileiras, com foco nas realizadas no Nordeste. A oficina será ministrada por Gregório Bacic.

Para conhecer os filmes que serão exibidos na Mostra clique no link "Sinopses dos Filmes" deste blog.
Para saber como será a programação das exibições, debates e oficina, clique nos links das unidades do SESI da capital e do interior deste blog e também no site do SESI

5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino - Sinopses dos Filmes

O Homem que Engarrafava Nuvens
(PE, 2009, cor, 100min doc, suporte DVD)
Direção: Lírio Ferreira
Documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Céu de Suely
(CE/PE, 2007, cor, 88 min suporte DVD)Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes, João Miguel, Zezita Matos, Mateus Alves, Gerkson Carlos, participação especial de Marcélia Cartaxo e Flávio Buraqui.
Hermila, uma jovem que volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido que deve reencontrá-la. Mas ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reeinventar a sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível
Classificação indicativa: não recomendada para menores de 18 anos, contém cenas de sexo e temática complexa

Ai que vida!
(PI, 2007, 100 in, fic, DVD)Direção: Cícero Filho
Em meados dos anos de 1990, a fictícia cidade de Poço Fundo, no interior do Nordeste, está vivendo um verdadeiro caos em sua administração pública. O Prefeito Zé Leitão é um corrupto de mão cheia, capaz de tudo pelo dinheiro, seu egoísmo é a sua principal característica.
Elenco Feliciano Popô, Antonia Catingueiro, Welligton Alencar, Rômulo Augusto, Irisceli Queiroz
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, com temática complexa e cenas de insinuantes.

No Fiel da Balança
(MA, 2005, cor, 5min, doc, suporte DVD)Direção: Francisco Colombo
Os moradores de um antigo quilombo perto da cidade de Alcântara não deixam morrer a sua expressão cultural.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol
(PE, 2007, cor, 80 min, doc, suporte DVD)Direção: Mariana Brennand Fortes
Documentário sobre o Coco de Roda no Amaro Branco, o lugar onde, há mais de 100 anos, o Coco fez história. O filme mostra os personagens, a tradição e a riqueza deste folguedo nordestino. Mais do que isso, convida você para o meio da roda.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho
(MA, 2009, cor, 20min doc, suporte DVD)
Direção: Ana Pula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernandes
Costumes de uma região isolada dos Lençóis Maranhenses que preservam seus valores econômicos, crenças e brincadeiras e também nas simples atividades cotidianas: nascimento, vida e morte.
Classificação indicativa: livre para todos os públcos

Um Lugar ao Sol
(PE, 2009, cor, 71min, doc, suporte DVD)
Direção: Gabriel Mascaro
Um Lugar ao Sol é um documentário que reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor conseguiu acesso aos moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro, foram catalogados 125 donos de coberturas. Desses, apenas 8 cederam entrevista. O documentário oferece um rico debate sobre desejo, visibilidade, altura, status e poder. É um filme que reflete sobre a classe dominante brasileira e a verticalização das cidades, abordando o imaginário sócio-cultural de um grupo pouco problematizado na cinematografia nacional.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, com temática complexa

Câmara Viajante
(CE, 2007, cor, 20min, doc, suporte DVD)Direção: Joe Pimentel
O universo e o ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Crítico
(PE, 2008, 65 min, doc, DVD)
Direção: Kleber Mendonça Filho
70 críticos e cineastas discutem o cinema a partir do sempre interessante conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Entre 1998 e 2007, Kleber Mendonça Filho registrou depoimentos sobre esta relação no Brasil, Estados Unidos e Europa, a partir da sua experiencia como crítico. Com depoimentos reveladores de criadores como Gus Van Sant, Tom Tykwer, Eduardo Coutinho, Curtis Hanson, Carlos Reichenbach, Walter Salles e Carlos Saura, Crítico abre uma janela para uma arte cada vez mais julgada por mecanismos de mercado, e que luta para permanecer humana tanto no fazer, como no observar.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, com temática complexa

Cinema, Aspirinas e Urubus
(PE, 2007, cor, 99 min, fic, suporte, DVD)Direção: Marcelo Gomes
Elenco: Peter Ketnath, Mano Fialho, Francisco Figueiredo, Arilson Lopes, João Miguel, Hermila Guedes, Zezita Matos, Sandro Guerra, Madalena Accioly.
No sertão nordestino, nos anos 40, dois homens com experiências de vida bem diferentes se encontram e estreitam um laço de amizade e um relacionamento profissional. Apesar do percurso inverso de cada um, eles seguem juntos na estrada exibindo filmes sobre a Aspirina para pessoas que nunca tiveram contato com o cinema.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos, contém cenas inapropriadas, bem como palavrões e temática complexa

São Luiz Caleidoscópio
(MA 2000, cor 8min, doc. suporte DVD)Direção: Hermano Figueiredo
Um olhar apaixonado sobre a cidade de São Luis. Uma explosão de luz, cores e ritmos.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Siri-Ará
(CE, 2008, 80 min, ficção, DVD)
Direção: Rosembreg Cariry
Cioran é um mestiço brasileiro que, depois do exílio na França, resolve voltar ao sertão, em busca da sua origem e da história do seu povo. Por guia, ele toma a figura misteriosa de uma velha índia. O destino de Cioran, que vive um novo exílio na nação real/imaginada, cruza com os guerreiros do reisado e os índios da banda de pífanos, grupos de folguedos dramáticos populares que vagam pelo sertão. Os conflitos entre o Reisado e a banda de pífanos nos remetem à tragédia fundadora do Ceará; quando Dom Pero Coelho, no ano de 1603, em busca do Eldorado, encontra a guerra, a peste, a fome e a loucura. O filme é uma reflexão sobre os encontros e desencontros dos "mundos" que marcam a invenção da nação brasileira.
Elenco: Adilson Magah, Everaldo Pontes, Erotilde Honório, Juliana Carvalho, Richele Viana
Classificação indicativa: livre porém com temática complexa

Linhas e Espirais
(CE, 2009, cor, 2min16s, animação, suporte DVD)
Direção: Diego Akel
Um curta-metragem de animação experimental em que linhas e espirais simbolizam as buscas e lutas da vida.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias.
(PE 2008, cor, 81min, doc. suporte 35 mm)Direção: Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro
Em 1965 um fusca é vendido em São Paulo. Quarenta anos depois, o fusca vai parar num ferro-velho de Recife com a placa KFZ – 1348. A trajetória do carro através de seus donos, tendo a vida de seus proprietários como janela privilegiada para observação da sociedade. Ganhador dos prêmios de Melhor Filme da Mostra Pernambuco do Cine PE, Festival do Audiovisual e Especial do Júri da 32ª Mostra Internacional de Cinema.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Patativa do Assaré - Ave Poesia
(CE, 2007, cor, 84min, suporte DVD)
Direção: Rosemberg Cariry
Aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância de seus poemas, o significado político de seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira. Remasterizado.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Amigos de Risco
(PE, 2007, cor 90 min, fic, suporte DVD)
Direção: Daniel Bandeira
Após anos em fuga, Joca está de volta à cidade. E para comemorar, nada melhor que uma noitada, com seus últimos bons amigos, Nelsão e Benito.
Elenco: Irandhir Santos, Rodrigo Riszla, Paulo Dias, Lílian Kelen, Junior Black, Renata Roberta, Leta Vasconcelos, Ênio Borba, Fleurange Santos, Madalena Sabóia, Hissa Hazin, Regina Carmem, Raimundo Branco, Wilson 'Big Pot' Ferraz, Samuel Santos
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos contém cenas de sexo, palavrões e temática complexa

O Som do Tempo
(CE, 2010, cor, 10min, doc, suporte DVD)
Direção: Petrus Cariry
“O Sertão está em toda a parte, o sertão está dentro da gente”. O concreto avança contra Dona Maria, mas ela segue em frente, com toda a calma do mundo,
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas
(PE, 2000, cor, 75 min, doc, suporte DVD)Direção: Paulo Caldas e Marcelo Luna
As almas sebosas rondam a miséria. Jovens justiceiros tentam corrigir o mundo respondendo à violência com violência. Tentando escapar disso, jovens de periferia buscam na cultura e no rap uma válvula de escape para uma vida mais digna, apesar da pobreza e da falta de horizontes.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos temática complexa e palavrões

Árido Movie
(PE, 2005, 100min, fic, suporte DVD)direção: Lírio Ferreira
Elenco: José Dumont, Luiz Carlos Vasconcelos, Gustavo Falcão, Aramis Trindade, Matheus Nachtergaele, Suyane Moreira, Maria de Jesus Bacarelli, Magdale Alves, Renata Sorrah, Paulo César Pereio, Giulia Gam, Mariana Lima, Selton Mello, Guilherme Weber.
O inesperado assassinato do pai obriga Jonas a fazer uma jornada de retorno a suas origens. Mas ele desconhece o verdadeiro motivo de sua volta, vingar a morte do pai e lavar a honra da família. Ao chegar a sua cidade natal, encontra um clima de vingança pairando no ar. É aí que Jonas descobre o seu infortúnio: o peso de ser o herdeiro de uma realidade que já julgava não ser mais a sua.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos contém cenas de sexo, drogas, palavrões e temática complexa

Entre o Amor e a Razão
(PI, 2006, cor, 90min, fic, suporte DVD)
Direção Cícero Filho
História de uma família que vive praticamente na miséria no interior do Maranhão. A história começa mostrando o casamento de Elizeu e Cláudia. Ela, moça bonita que foi adotada por uma família rica, ganha o desprezo de Isabel, sua mãe de criação, ao se apaixonar por um homem pobre. Cláudia sai da vida de luxo e vai viver num casebre com o marido e três filhos. Cansado de ver a família sofrer, Elizeu decide deixar o povoado onde mora e vai tentar a sorte em Teresina, capital do Piauí, deixando para trás a esposa e os filhos. Nesse contexto o filme aborda temas como o êxodo rural, desigualdades sociais e os valores familiares.
Elenco: Anchieta Cardoso, Irisceli Queiroz, Graça Targino
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos contém temática complexa

Especial Curtas 01
82min
Marilza e a Lata de Leite Condensado
(CE, 2007, animação, 20 min, fic, suporte DVD)Direção: Micheline Helena
Depois de ver terminado o seu relacionamento afetivo, Marilza, insatisfeita com sua silhueta, resolve iniciar um rigoroso regime alimentar. Mas eis que em seu caminho há uma lata de leite condensado.
Elenco: Gisele Fernandes, Paula Yemanjá, Heraldo Cavalcante
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Vermelho, Rubro, Cor do Céu da Boca
(BA, 2006, cor, 13min, fic, suporte DVD)Direção: Sofia Federico
Elenco: Bertho Filho, Paulo César Pereio, Flávia Marco Antônio, Frieda Gutmann
A jovem Candolina vive de fantasias: apaixona-se por um desconhecido que lhe manda rosas. Na sua rotina de tarefas domésticas na beira do rio, espera a vinda do “moço”, mas o que sempre chega diariamente são rosas vermelhas sem espinhos, trazidas pela correnteza.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

A Canga
(PB, 2007, cor, 20min, fic, suporte DVD)Direção: Marcus Vilar e Durval Leal Filho
Uma família destruída pela secura do sertão, tenta a todo custo arar a terra sob o mando de um patriarca enlouquecido.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos, cenas de violência

Canoa Veloz
(CE, 2005, cor, 14min, doc, suporte DVD)
Direção: Tibico Brasil e Joe Pimentel
No município de Icapuí, litoral leste do Ceará, os pescadores artesanais de lagosta preservam uma rústica e interessante forma de sobrevivência há mais de 40 anos, enfrentando o mar e desafiando o tempo.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

São
(PE, 2009, cor, 15min, doc, suporte DVD)Direção: Pedro Severien
É uma pena que só levemos a sério as lições da vida quando elas já não nos servem mais.
Elenco: Julio Andrade e Simone Spoladore
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos com cenas de sexo e temática complexa

Especial Curtas 02
87 min
Calango Lengo Morte e Vida sem ver água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
Direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Retrato Pintado
(CE, 2001,13min, fic, suporte DVD)
Direção: Joe Pimentel
A história de um retratista do interior do Nordeste e de como sua arte resiste ao tempo.

O Incompreendido
(MA, 2007, cor, 12min, fic, suporte DVD)Direção: Francisco Colombo
Elenco: Danilo Wellington do Nascimento, Aderson Pereira, Igor da Conceição Silva, Nicoas Antônio Matos, Renata Cristina Araújo, Ricardo Araújo, Vera Ana Serra
Menino de rua de São Luiz sonha passear de carro.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Riso das Flores
(CE, 2004, cor, 9min, fic, suporte DVD)Direção: Karla Holanda
Risoleta recorda cenas de sua infância. Ao final, a criança lembrada vê seu futuro projetado. Uma assiste ao destino da outra.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Morro
(PE, 2007, cor, 20 min suporte DVD)Direção: Gabriel Mascaro
Entre a penitência e a celebração da vida, uma imersão na maior manifestação religiosa do Recife, a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Um encontro de memórias e lembranças com a visceral e festiva religiosidade do povo nordestino
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Recife Frio
(PE, cor, 23min, fic, suporte DVD)
Direção: Kleber Mendonça Filho
A cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.
Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, 2009 / Melhor Filme, 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Tiradentes, 2010 / Selecionado para, Rotterdam Int. FF, Roterdã, 2010 / Melhor Filme, Festival Luso Brasileiro de Sta. Maria da Feira, Santa Maria da Feira, 2009 / Melhor Filme, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, Goiás, 2010 / Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Cine PE, Recife, 2010
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Especial Curtas 03
86 min
Biodiversidade
(PE, 2006, animação, 5min, fic, suporte DVD)Direção: Daniel Bandeira
A cadeia alimentar mostrada de uma forma um pouco diferente.
Classificação indicativa: livre

Cachaça
(PE, 1995, 13min, fic, suporte DVD)
Direção: Adelina Pontual
Num bar do centro da cidade, dois homens fazem uma aposta: ver quem aguenta tomar mais cachaça.
Elenco: Chico Diaz, Edmilson Barros, Jones Melo
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, mas com temático complexa e palavrões

Reverso
(MA, 2009, cor, 6min, fic, suporte DVD)Direção: Francisco Colombo
Elenco: Gilberto Martins, Antonio Saboia e Nilsson Asp.
O que diferencia os indivíduos é a capacidade de realizar determinados atos. Filmado inteiramente em um único plano seqüência.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos, com cenas de violência

Loucos de Futebol
(CE, 2008, cor, 20 min, doc, suporte DVD)Direção: Halder Gomes
Retrata de forma autêntica e divertida o universo do torcedor de futebol no Brasil, provando que, apesar do que muitos podem pensar, o esporte mais popular do planeta é muito mais do que 22 machos correndo atrás de uma bola. Metáfora do Brasil atual através de uma partida de futebol.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos contém palavrões.

As Aventuras de Paulo Bruscky
(PE, 2009, cor, 20min, animação machinima, suporte DVD)
Direção: Gabriel Mascaro
O artista Paulo Bruscky entra na plataforma de relacionamento virtual “Second Life” e conhece um ex-diretor de cinema, Gabriel Mascaro. Paulo encomenda a Gabriel um registro machinima em formato de documentário de suas aventuras no “Second Life”.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 16 anos

Eletrodoméstica
(PE, 2005, cor, 22 min, fic, suporte DVD)Direção: Kleber Mendonça Filho
Dona de casa entediada, cercada por grades e afazeres eletrônicos e repetitivos, encontra uma forma inusitada de sair da rotina.
Elenco: Magdale Alves, Gabreila Souza, Jonatas Lucena, Pedro Bandeira
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 16 anos com cenas de sexo e temática complexa

Especial Curtas 04
86 min
Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)Direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Águas de Romanza
(CE, 2002, cor, 15min, fic, suporte DVD)Direção: Gláucia Soares e Patrícia Baia
elenco: Leuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério
No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Vida Maria
(CE, 2007, animação, 8 min - suporte DVD)Direção: Márcio Ramos
A vida como um ciclo que se repete. Premiada animação em vários festivais: Anima Mundi,
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

A Árvore da Miséria
(PB, 1998, cor, 12 min, doc, suporte DVD)Direção: Marcus Vilar
Elenco: Soia Lira, Nanego lira e Everaldo Pontes
Depois de expulsar de sua árvore algumas crianças, D. Miséria recebe a visita de um mendigo que se diz enviado de Deus.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

A Montanha Mágica
(CE, 2009, cor, 13min, doc, DVD)Direção: Petrus Cariry
De tanto se divertir lá m cima, ele caiu quinze metros, faltou ar. Até onde vai a verdade? Até onde vai a imaginação? Eu gostaria de lembrar um pouco mais...
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Vestígio
(CE, 2002, cor, 16min, doc, suporte DVD)Direção: Karla Holanda
Lirete, 67 anos. Zuza, 84 anos. Das experiências acumuladas de suas vidas, fazem um ensaio sobre a universalidade dos sentimentos.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos


Programação Infantil
Total 98min

Calango Lengo Morte e Vida Sem Ver Água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
Direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
Classificação indicativa: especialmente recomendada para crianças e adolescentes

Caçadores de Saci
(BA 2005, 13min, fic, DVD)Direção: Sofia Federico
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.
Elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Crsitiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches.
Classificação indicativa: especialmente recomendada para crianças e adolescentes

Vida Maria
(CE, 2007, animação, 8 min - suporte DVD)Ddireção: Márcio Ramos
A vida como um ciclo que se repete. Premiada animação em vários festivais: Anima Mundi,
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Águas de Romanza
(CE, 2002, cor, 15min, fic, suporte DVD)Direção: Gláucia Soares e Patrícia Bahia
elenco: Leuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério
No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

A Morte do Rei de Barro
(PE, 2005, cor, 3min, animação, suporte DVD)Direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes. Realizado com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Baixa Frequência
(CE, 2007, cor, 1min, animação 2D, suporte DVD)
Direção: Diego Akel
Coisas estranham acontecem quando um rapaz tenta sintonizar sua rádio favorita.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

The Monster
(CE, 2007, cor, 2min, animação, suporte DVD)
Direção: Marcos Zartur
Durante experiência cientista dá vida a uma criatura que já nasce com problemas. O Cientista então encontra uma solução rápida para o impasse que ele mesmo criou
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Um Vestido Para Lia
(AL, 2010, 14 min, fic, suporte DVD)
Direção: Hermano Figueiredo e Regina BarbosaSinopse: Dia da festa da Padroeira, Lia é filha de costureira e insiste para ter um vestido novo.
Elenco: Fabrícia Avelino, Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda, Naeliton Santos e participação especial do mestre Benon e o Guerreiro Treme TerraClassificação indicativa: especialmente recomendada para crianças e adolescentes

Por que as Coisas são Assim
(CE, 2010, cor, 10 min, suporte DVD)
Um pai conta histórias de contos de fada para a filha pelo telefone
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)Direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. O curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Almoço de Domingo
(CE, 2007, cor, 2min, animação, suporte DVD)
Direção: Alfredo Luzardo e Marcos Zartur
Frango se apavora ao desconfiar que será morto para ser cozido. Depois, mais aliviado, ele descobre que o pior ainda estar por vir.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife de 2007 (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica)Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Centro Cultural FIESP/SESI - Mezanino de 04/10 a 17/11

Av. Paulista 1313

O Homem que Engarrafava Nuvens - 04/10/10 - 20h00 - livre
Sessão Infantil - 05/10/10 - 20h00 - livre
O Céu de Suely - 06/10/10 - 20h00 - 16 anos
Ai que Vida! - 11/10/10 - 20h00 - 10 anos
Sessão Infantil - 12/10/10 - 16h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 13/10/10 - 20h00 - 10 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 18/10/10 - 20h00 - 12 anos
Câmara Viajante e O Crítico - 19/10/10 - 20h00 - 10 anos
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 20/10/10 - 20h00 - 14 anos
Debate com Gregório Bacic - 25/10/10 - 19h00 - livre
São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 25/10/10 - 20h00 - livre
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 26/10/10 - 20h00 - livre
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 27/10/10 - 20h00 - livre
Amigos de Risco - 01/11/10 - 20h00 - 18 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 02/11/10 - 20h00 - 10 anos
Árido Movie - 03/11/10 - 20h00 - 16 anos
Oficina de leitura crítica do audiovisual - 08/11/10 - 17h30 - livre
Entre o Amor e a Razão - 09/11/10 - 20h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 01 - 10/11/10 - 20h00 - livre
Mostra de Curtas 02 - 15/11/10 - 20h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 03 - 16/11/10 - 20h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 04 - 17/11/10 - 20h00 - livre

SESI Leopoldina - São Paulo - de 06/10 a 08/12

Rua Carlos Weber, 835 - Vila Leopoldina (11) 3834 3458 r.1180

Patativa do Assaré - Ave Poesia - 06/10/10 - 10h40 - livre
O Céu de Suely - 06/10/10 - 15h00 - 16 anos
Sessão Infantil - 13/10/10 - 10h40 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 13/10/10 - 15h00 - 10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 20/10/10 - 10h40 - livre
É Muita Areia para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 20/10/10 - 15h00 - 12 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 27/10/10 -10h40 - livre
Mostra de Curtas 03 - 27/10/10 - 15h00 - 16 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 03/11/10 - 10h40 - Livre
Amigos de Risco - 03/11/10 - 15h00 - 18 anos
Sessão Infantil - 10/11/10 - 10h40 - livre
Debate com Kátia Camargo - 10/11/10 - 18h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 10/11/10 - 15h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 02 - 17/11/10 - 10h40 - 16 anos
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 17/11/10 - 15h00 - 14 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 24/11/10
- 10h40 - 10 anos
Mostra de Curtas 01 - 24/11/10 - 15h00 - livre
Ai que Vida! - 01/12/10 - 10h40 - 10 anos
Câmara Viajante e O Crítico - 01/12/10 - 15h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 04 - 08/12/10 - 10h40 - livre
Árido Movie - 08/12/10 - 15h00 - 16 anos

SESI Araraquara de 04/10 a 22/11

Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 - Jardim Floridiana (16) 3337 4897

Árido Movie -04/10/10 - 14h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 02 - 04/10/10 - 19h00 - 16 anos
Debate com Gregório Bacic - 04/10/10 - 21h00 - livre
O Homem que Engarrafava Nuvens - 07/10/10 - 13h30 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 07/10/10 - 16h00 - 10 anos
O Céu de Suely - 07/10/10 - 19h00 - 16 anos
Sessão Infantil - 08/10/10 - 09h00 - livre
Mostra de Curtas 04 - 08/10/10 - 14h00 - livre
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 26/10/10 - 14h00 - 12 anos
Ai que Vida! - 26/10/10 - 16h30 - 10 anos
Câmera Viajante e O Crítico - 28/10/10 - 14h00 - 10 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 04/11/10 - 13h30 - 10 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 04/11/10 - 16h00 - livre
Amigos de Risco - 04/11/10 - 19h00 - 18 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 11/11/10 - 14h00 - livre
Mostra de Curtas 03 - 11/11/10 - 16h30 - 16 anos
Entre o Amor e a Razão - 11/11/10 - 19h00 - 10 anos
Sessão Infantil - 19/11/10 - 09h00 - livre
Mostra de Curtas 01 - 19/11/10 - 14h00 - livre
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 19/11/10 - 19h00 - livre
Cinema Aspirinas e Urubus - 22/11/10 - 19h00 - 14 anos

SESI Birigui de 08/10 a 19/11

Av. José Agostinho Rossi, 620 - Jardim Pinheiros (18) 3642 7044 r. 235 e 212

Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias 08/10/10 14h00 livre
Árido Movie 08/10/10 20h00 16 anos
Sessão Infantil 15/10/10 14h00 livre
Mostra de Curtas 02 15/10/10 20h00 16 anos
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol 22/10/10 14h00 10 anos
Entre o Amor e a Razão 22/10/10 20h00 10 anos
Mostra de Curtas 04 12/11/10 14h00 livre
O Céu de Suely 12/11/10 20h00 16 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens 19/11/10 14h00 livre
Cinema Aspirinas e Urubus 19/11/10 19h00 14 anos
Debate com Gregório Bacic 19/11/10 21h00 livre

SESI Franca de 08/10 a 19/11

Av. Santa Cruz, 2870 - Vila Sccarabutti (16) 3721 1444 r. 218

Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 08/10/10 - 17h00 - livre
Árido Movie - 08/10/10 - 19h30 - 16 anos
Ai que Vida! - 15/10/10 - 17h00 - 10 anos
Entre o Amor e a Razão - 15/10/10 - 19h30 - 10 anos
Mostra de Curtas 04 - 29/10/10 - 15h00 - livre
Debate com Gregório Bacic - 29/10/10 - 19h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 29/10/10 - 20h00 - 14 anos
Sessão Infantil - 12/11/10 - 09h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 12/11/10 - 14h00 - 10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 19/11/10 - 09h00 - livre
Sessão Infantil - 19/11/10 - 14h00 - livre

SESI Itapetininga de 15/10 a 24/11

Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 - Villa Rio Branco (15) 3275 7949

Patativa do Assaré - Ave Poesia - 15/10/10 - 10h00 - livre
Mostra de Curtas 04 - 15/10/10 - 14h00 livre
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 22/10/10 - 10h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 22/10/10 - 14h00 - 10 anos
Sessão Infantil - 28/10/10 - 10h00 - livre
Mostra de Curtas 02 - 28/10/10 - 14h00 - 16 anos
Cinema Aspirinas e Urubus - 19/11/10 - 10h00 - 14 anos
Árido Movie - 19/11/10 - 14h00 - 16 anos
Debate com Gregório Bacic - 24/11/10 - 14h00 - livre

SESI Marília 07/10 a 09/12

Av. João Ramalho, 1306 - Jardim Conquista (14) 3417 4500 r. 225

Patativa do Assaré - Ave Poesia - 07/10/10 - 14h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 07/10/10 - 20h00 - 14 anos
Sessão Infantil - 14/10/10 - 14h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 14/10/10 - 20h00 - 10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 21/10/10 - 14h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 21/10/10 - 20h00 - 10 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 28/10/10 - 14h00 - 12 anos
Debate com Irineu Guerrini Jr. - 28/10/10 - 18h00 - livre
Câmera Viajante e O Crítico - 28/10/10 - 20h00 - 10 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 04/11/10 - 14h00 - livre
Amigos de Risco - 04/11/10 - 20h00 - 18 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 11/11/10 -14h00 - livre
Mostra de Curtas 03 - 11/11/10 - 20h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 02 - 18/11/10 - 14h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 01 - 18/11/10 - 20h00 - livre
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 25/11/10 - 14h00 - 10 anos
O Céu de Suely - 25/11/10 - 20h00 - 16 anos
Sessão Infantil - 02/12/10 - 15h00 - livre
Ai que Vida! - 02/12/10 - 20h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 04 - 09/12/10 - 14h00 - livre
Árido Movie - 09/12/10 - 20h00 - 16 anos

SESI Mauá de 04/10 a 29/11

Av. Presidente Castelo Branco, 237 - Jardim Zaíra (11) 4514 2555 r. 206


Ai que Vida! - 04/10/10 - 10h00 - 10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 08/10/10 - 10h00 - livre
Sessão Infantil - 08/10/10 - 14h00 - livre
Mostra de Curtas - 01 15/10/10 - 10h00 - livre
Amigos de Risco - 18/10/10 - 19h30 - 18 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 22/10/10 - 10h00 - 12 anos
Câmara Viajante e O Crítico - 22/10/10 - 14h00 - 10 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 25/10/10 - 10h00 - livre
O Céu de Suely - 25/10/10 - 19h30 - 16 anos
Mostra de Curtas 02 - 29/10/10 - 10h00 - 16 anos
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 05/11/10 - 10h00 - 10 anos
Sessão Infantil - 08/11/10 - 10h00 - livre
Árido Movie - 08/11/10 - 19h30 - 16 anos
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 12/11/10 - 10h00 - livre
Mostra de Curtas 03 - 19/11/10 - 10h00 - 16 anos
Cinema Aspirinas e Urubus - 19/11/10 - 14h00 - 14 anos
Debate com Kátia Camargo - 19/11/10 - 15h45 - livre
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 22/11/10 - 14h00 - 10 anos

São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 2/11/10 - 19h30 - livre
Mostra de Curtas 04 - 29/11/10 - 14h00 - livre

Entre o Amor e a Razão - 29/11/10 - 19h30 - 10 anos

SESI Mogi das Cruzes de 04/10 a 06/12

R. Valmet, 171 - Brás Cubas (11) 4727 1777 r 2812

Árido Movie - 04/10/10 - 19h30 - 16 anos
Sessão Infantil - 18/10/10 - 19h30 - livre
Entre o Amor e a Razão - 25/10/10 - 19h30 - 10 anos
Mostra de Curtas 04 - 08/11/10 - 19h30 - livre
Debate com Irineu Guerrini Jr. - 08/11/10 - 21h00 - livre
O Céu de Suely - 22/11/10 - 19h30 - 16 anos
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 29/11/10 - 19h30 - 14 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 06/12/10 - 19h30 - livre

SESI Osasco 08/10 a 19/11

Av. Getúlio Vargas, s/n - Jardim Piratininga (11) 3686 4656

Sessão Infantil - 08/10/10 - 09h30 - livre
Ai que Vida! - 08/10/10 - 14h00 - 10 anos
Árido Movie - 08/10/10 - 19h30 - 16 anos
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 22/10/10 - 09h30 - 10 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 22/10/10 - 14h00 - 10 anos
Entre o Amor e a Razão - 22/10/10 - 19h30 - 10 anos
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 12/11/10 - 09h30 - livre
Mostra de Curtas 04 - 12/11/10 - 14h00 - livre
Debate com Kátia Camargo - 12/11/10 - 16h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 12/11/10 - 19h30 - 14 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 19/11/10 - 09h30 - livre
Mostra de Curtas 02 - 19/11/10 - 14h00 - 16 anos
O Céu de Suely - 19/11/10 - 19h30 - 16 anos

SESI Ourinhos 06/10 a 08/12

R. Prof.ª Maria José Ferreira, 100 - Bairro das Crianças (14) 3335-2566

Patativa do Assaré - Ave Poesia - 06/10/10 - 09h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 06/10/10 - 14h00 - 14 anos
Sessão Infantil - 13/10/10 - 09h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 13/10/10 - 14h00 - 10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 20/10/10 - 09h00 - livre
Mostra de Curtas 02 - 20/10/10 - 14h00 - 16 anos
Debate com Irineu Guerrini Jr. - 20/10/10 - 16h00 - livre
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 27/10/10 - 09h00 - 12 anos
Câmara Viajante e O Crítico - 27/10/10 - 14h00 - 10 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 03/11/10 - 09h00 - livre
Amigos de Risco - 03/11/10 - 14h00 - 18 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 10/11/10 -09h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 10/11/10 - 14h00 - 10 anos
Sessão Infantil - 17/11/10 - 09h00 - livre
Mostra de Curtas 01 - 17/11/10 - 14h00 - livre
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 24/11/10
09h00 - 10 anos
O Céu de Suely - 24/11/10 - 14h00 - 16 anos
Ai que Vida! - 01/12/10 - 09h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 03 - 01/12/10 -14h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 04 - 08/12/10 - 09h00 - livre
Árido Movie - 08/12/10 - 14h00 - 16 anos

SESI Piracicaba de 06/10 a 08/12

Av. Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial (19) 3403 5928

São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 06/10/10 - 08h00 - livre
O Homem que Engarrafava Nuvens - 06/10/10 - 14h00 - livre
Sessão Infantil - 13/10/10 - 08h00 - livre
Sessão Infantil - 13/10/10 - 14h00 - livre
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 20/10/10 -14h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 20/10/10 - 19h30 - 14 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 27/10/10 - 14h00 - 12 anos
O Céu de Suely - 27/10/10 - 19h30 - 16 anos
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 03/11/10 - 08h00 - livre
Mostra de Curtas 01 - 03/11/10 - 14h00 - livre
Ai que Vida! - 10/11/10 - 14h00 - 10 anos
Amigos de Risco - 10/11/10 - 19h30 - 18 anos
Mostra de Curtas 04 - 17/11/10 - 14h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 17/11/10 - 19h00 - 10 anos
Debate com Kátia Camargo - 17/11/10 - 20h30 - livre
Câmara Viajante e O Crítico - 24/11/10 - 14h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 01 - 24/11/10 - 19h30 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol -01/12/10 - 08h00 -10 anos
Mostra de Curtas 02 - 01/12/10 - 14h00 - 16 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Píncipe Contra as Almas Sebosas - 08/12/10 -14h00 - 10 anos
Árido Movie - 08/12/10 - 19h30 - 16 anos

SESI Rio Claro de 04/10 a 02/12

Av. M-29, 441 - Jardim Floridiana (19) 3527 3120 PABX 3522 5650

Patativa do Assaré - Ave Poesia - 04/10/10 - 15h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 04/10/10 - 20h00 - 14 anos
Sessão Infantil - 11/10/10 - 15h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 11/10/10 - 20h00 - 10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 18/10/10 - 15h00 - livre
Debate com Gregório Bacic - 18/10/10 - 19h00 - livre
Mostra de Curtas 02 - 18/10/10 - 20h00 - 16 anos
É Muita Areia Para Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 25/10/10 - 15h00 - 12 anos
Câmara Viajante e O Crítico - 25/10/10 - 20h00 - 10 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri-Ará - 01/11/10 - 15h00 - livre
Amigos de Risco - 01/11/10 - 20h00 - 18 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 08/11/10 -15h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 08/11/10 - 20h00 - 10 anos
Sessão Infantil - 15/11/10 - 15h00 - livre
Mostra de Curtas 01 - 15/11/10 - 20h00 - livre
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 22/11/10 - 15h00 - 10 anos
O Céu de Suely - 22/11/10 - 20h00 - 16 anos
Ai que Vida! - 29/11/10 - 15h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 03 - 29/11/10 - 20h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 04 - 06/12/10 - 15h00 -livre
Árido Movie - 06/12/10 - 20h00 - 16 anos

SESI Santo André de 08/10 a 19/11

Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100 - Santa Terezinha (11) 4997 1333 4997 r. 180

Sessão Infantil - 08/10/10 - 15h00 - livre
Ai Que Vida! - 08/10/10 - 17h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 02 - 08/10/10 - 19h30 - 16 anos
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 18/10/10 - 15h00 - livre
Mostra de Curtas 03 - 18/10/10 - 17h00 - 16 anos
Entre o Amor e a Razão - 18/10/10 - 19h30 - 10 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias -22/10/10 - 15h00 - livre
O Homem que Engarrafava Nuvens - 22/10/10 - 17h00 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 22/10/10 - 19h30 - 14 anos
Debate com Kátia Camargo - 22/10/10 - 21h00 - livre
Mostra de Curtas 04 - 05/11/10 - 15h00 livre
Câmara Viajante e O Crítico - 05/11/10 - 17h00 - 10 anos
Árido Movie - 05/11/10 - 19h30 - 16 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 19/11/10 - 15h00 - 12 anos
Mostra de Curtas 01 - 19/11/10 - 17h00 - livre
O Céu de Suely - 19/11/10 - 19h30 - 16 anos

SESI Santos 15/10 a 19/11

Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 - Jardim Santa Maria 13) 3209 8210 r.8230

Sessão Infantil - 15/10/10 - 18h00 - livre
Árido Movie - 15/10/10 - 20h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 04 - 22/10/10 - 18h00 - livre
Cinema Aspirinas e Urubus - 22/10/10 - 20h00 - 14 anos
Mostra de Curtas 01 - 05/11/10 - 18h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 05/11/10 - 20h00 - 10 anos
Debate com Kátia Camargo - 05/11/10 - 21h30 - livre
O Homem que Engarrafava Nuvens - 19/11/10 - 18h00 - livre
O Céu de Suely - 19/11/10 - 20h00 - 16 anos

São José do Rio Preto de 08/10 a 19/11

Av. Duque de Caxias, 4656 - Vila Euvira (17) 3224 6611 r 2814

São Luís Caleidoscópio e Siri- Ará - 08/10/10 - 15h00 - livre
Árido Movie - 08/10/10 - 18h00 - 16 anos
Entre o Amor e a Razão - 08/10/10 - 20h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 02 - 13/10/10 - 14h00 - 16 anos
Mostra de Curtas 04 - 13/10/10 - 16h00 - livre
Debate com Irineu Guerrini Jr. - 13/10/10 - 18h00 - livre
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 19/10/10 10h00 - livre
O Homem que Engarrafava Nuvens - 19/10/10 - 14h00 - livre
Câmara Viajante e O Crítico - 19/10/10 - 16h00 - 10 anos
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 20/10/10 - 10h00 - 10 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 20/10/10 - 14h00 - 12 anos
Mostra de Curtas 01 - 20/10/10 - 16h00 - livre
Sessão Infantil - 21/10/10 - 10h00 - livre
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 21/10/10 - 14h00 - livre
Ai que Vida! - 21/10/10 - 16h00 - 10 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 05/11/10 - 15h00 - 10 anos
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 05/11/10 - 18h00 - 14 anos
Mostra de Curtas 03 - 05/11/10 - 20h00 - 16 anos
Sessão Infantil - 19/11/10 - 15h00 - livre
Amigos de Risco - 19/11/10 - 18h00 - 18 anos
O Céu de Suely - 19/11/10 - 20h00 - 16 anos

SESI São José dos Campos de 05/10 a 08/12

Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos(12) 3936 2611 r. 215

Cinema Aspirinas e Urubus - 05/10/10 - 16h15 - 14 anos
Patativa do Assaré - Ave Poesia - 06/10/10 - 09h15 l- ivre
Sessão Infantil - 12/10/10 - 16h15 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol - 13/10/10 - 09h15 -10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 19/10/10 - 16h15 - livre
Debate com Gregório Bacic - 19/10/10 - 18h00 - livre
Sessão Infantil - 20/10/10 - 09h15 - livre
Câmara Viajante e O Crítico - 26/10/10 - 16h15 - 10 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 27/10/10 - 09h15 - 12 anos
Amigos de Risco - 02/11/10 - 16h15 - 18 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri- Ará - 03/11/10 - 09h15 - livre
Entre o Amor e a Razão - 09/11/10 - 16h15 - 10 anos
Mostra de Curtas 02 - 10/11/10 - 09h15 - 16 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 16/11/10 16h15 - 10 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 17/11/10 - 09h15 - livre
Mostra de Curtas 01 - 23/11/10 - 16h15 - livre
Ai que Vida! - 24/11/10 - 09h15 - 10 anos
O Céu de Suely - 30/11/10 - 16h15 - 16 anos
Mostra de Curtas 04 - 01/12/10 - 09h15 - livre
Sessão Infantil - 07/12/10 - 16h15 - livre
Árido Movie - 08/12/10 -09h15 - 16 anos

SESI Sorocaba de 08/10 a 26/11

R. Duque de Caxias, 494 - Mangal (15) 3224 4090

O Homem que Engarrafava Nuvens - 08/10/10 - 15h00 - livre
Árido Movie - 08/10/10 - 19h30 - 16 anos
Sessão Infantil - 15/10/10 - 15h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 15/10/10 - 19h30 - 10 anos
Mostra de Curtas 04 - 22/10/10 - 15h00 - livre
O Céu de Suely - 22/10/10 - 19h30 - 16 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 12/11/10 - 15h00 - livre
Mostra de Curtas 01 - 12/11/10 - 19h30 - livre
Mostra de Curtas 02 - 26/11/10 - 15h00 - 16 anos
Debate com Gregório Bacic - 26/11/10 - 18h30 - livre
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 26/11/10 - 19h30 - 14 anos

SESI Vila das Mercês - São Paulo - de 07/10 a 09/12

R. Júlio Felipe Guedes, 138 - Vila das Mercês (11) 2946 8172 r 2838

Patativa do Assaré - Ave Poesia - 07/10/10 - 14h00 - livre
Mostra de Curtas 01 - 07/10/10 - 17h00 - livre
Sessão Infantil - 14/10/10 - 14h00 - livre
No Fiel da Balança e O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol -14/10/10 -17h00 -10 anos
O Homem que Engarrafava Nuvens - 21/10/10 - 14h00 - livre
Debate com Kátia Camargo -21/10/10 -16h00 -livre
Sessão Infantil - 21/10/10 - 17h00 - livre
Mostra de Curtas 04 - 28/10/10 - 14h00 - livre
Câmara Viajante e Crítico - 28/10/10 - 17h00 - 10 anos
São Luís Caleidoscópio e Siri- Ará - 04/11/10 - 14h00 - livre
Amigos de Risco - 04/11/10 - 17h00 - 18 anos
Linhas e Espirais e KFZ - 1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias - 11/11/10 14h00 - livre
Entre o Amor e a Razão - 11/11/10 - 17h00 - 10 anos
Mostra de curtas 02 - 18/11/10 - 14h00 - 16 anos
O Céu de Suely - 18/11/10 - 17h00 - 16 anos
O Som do Tempo e O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - 25/11/10 - 14h00 - 10 anos
Cinemas, Aspirinas e Urubus - 25/11/10 - 17h00 - 14 anos
Ai que Vida! - 02/12/10 - 14h00 - 10 anos
Mostra de Curtas 03 - 02/12/10 - 17h00 - 16 anos
É Muita Areia Para o Meu Caminhãozinho e Um Lugar ao Sol - 09/12/10 - 14h00 - 12 anos
Árido Movie - 09/12/10 - 17h00 - 16 anos