Programa 01 – Cultura Negra
A cultura das baianas do acarajé, que recentemente foram consideradas Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, sob um olhar estrangeiro e antropológico. Elas não são apenas excelentes cozinheiras. A sua origem e atuação estão intimamente ligadas à tradição do Candomblé na Bahia, com todos os seus ritos e costumes.
A Cidade das Mulheres
(BA, 2005, cor, 72min, documentário, suporte DVD)
Direção: Lázaro Farias
Sinopse: Salvador, a cidade das Mães de Santo, baianas do acarajé, das matriarcas, sob o ponto de vista de uma antropóloga americana que lá esteve no final dos anos 30 e descobriu peculiaridades sobre a organização social nos terreiros de Candomblé na Bahia.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura e religiosidade
Programa 02 – Sessão Baião
Quando as pessoas pensam em música brasileira, pensam em samba e bossa nova. Entre esses dois ritmos há uma década esquecida. Um período em que um ritmo nordestino foi levado ao sul, tomou o país como um furacão, e logo se espalhou pelo mundo. É o mais excitante e autêntico de todos os sons brasileiros, o BAIÃO. Dirigido por Lírio Ferreira, o premiado diretor de “Árido Movie”, “Cartola – Música para os olhos” e “Baile Perfumado”, esse documentário – musical conta a história de Humberto Teixeira, o “Doutor do Baião”, o compositor por trás de clássicos como Asa Branca, uma das canções mais populares do Brasil. O filme é não só uma celebração de genialidade poética e musical de Teixeira, mas também uma jornada de descoberta, do sertão, do baião, da cultura e da história do Brasil. (blog oficial do “O Homem que Engarrafava Nuvens”)
Venceu o "Grande Prêmio do Cinema Brasileiro" nas categorias "Melhor trilha sonora" e "Melhor longa-metragem documentário".
O Homem que Engarrafava Nuvens
(PE, 2008, cor, 106min documentário, suporte DVD)
Direção: Lírio Ferreira
Documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: música
Programa 03 – Passado e Presente
O pernambucano Gilberto Freyre foi antropólogo, historiador, escritor, pintor e é considerado um dos mais importantes sociólogos brasileiros do século XX. Suas obras mais famosas são: Casa-Grande & Senzala, de 1933, e Sobrados e Mucambos, de 1936. Mas este filme trata de outro livro: Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife, publicado em 1934, que o cineasta pernambucano Léo Falcão usou como referência para homenagear Gilberto Freyre e a sua cidade, investigando entre seus moradores como Recife chegou ao século XXI.
Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife
(PE, 2008, cor, 70min, documentário, suporte DVD)Direção: Léo Falcão
Sinopse: O primeiro longa metragem de Léo Falcão se inspira na obra homônima de Gilberto Freyre – o primeiro guia de uma cidade brasileira, publicada em 1934. Vários personagens ligados à cidade participam do filme através de depoimentos e de leituras de trechos do texto original da obra. Participação de Lenine, Roger, Hermila Guedes, Geninha, Naná Vasconcelos, Jota, Germano, Lívia, Kátia.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura.
Programa 04 - O Ciclo do Recife
A produção cinematográfica brasileira tem os ciclos regionais como seu ponto de partida. Houve intensa atividade em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Desses movimentos pioneiros, o Ciclo do Recife (1923-1931) foi um dos mais importantes e produtivos. Apesar das condições adversas, foram rodados treze longas-metragens de enredo e sete “naturaes” (filmes de flagrantes da realidade). O filme “A Filha do Advogado”, um dos seus exemplos mais expressivos e representativos, foi exibido comercialmente em trinta e um cinemas do Rio de Janeiro, então capital federal, na década de 1920. Cedido pelo acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
A Filha do Advogado
(PE, 1926, preto e branco, 92min, ficção, silencioso, suporte DVD)
Direção: Jota Soares
Elenco: Jota Soares, Guiomar Teixeira, Euclides Jardim, Norberto Teixeira, Olíria Salgado, Ferreira Castro, Jasmelina de Oliveira, Severino Steves, Normar, Valderez de Souza, Luís Marques, Sales, Pedro Salgado.
Sinopse: Olegário Azevedo Helvécio é filho do Dr. Paulo, advogado famoso que leva uma vida boêmia. Dr. Paulo tem uma amante e uma filha desse relacionamento, Heloísa. Helvécio a conhece e, ignorando o parentesco, tenta seduzi-la. Na luta que se segue, ela o mata. Ninguém aceita defendê-la no tribunal, até que aparece um estranho para ajudá-la. Cedido pelo acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: drama
Programa 05 – Contrastes
Duração: 78min
O Nordeste é uma região cheia de contrastes: lindas praias no litoral e a seca no sertão. Neste programa aparecem contrastes de um mesmo Estado Nordestino: de um lado a modernidade de uma Recife, palco de um desastre ambiental de ficção científica; do outro um vilarejo nos confins do sertão pernambucano, sem luz elétrica, com cotidiano, seus moradores, suas histórias, sua solidão. Até que um dia...
Recife Frio
(PE, 2009, cor, 23min, ficção, suporte DVD)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Andrés Schaffer, Antonio Paulo, Yannick Ollivier, Jr. Black, Djanira Pessoa Correia, Júlio Rocha, Pedro Bandeira, Gleice Bernardo de França, Rodrigo Riszla, Graça Araújo, Gilvan Soares, Cristiane Santos, Enio, Pinto e Patativaparticipação especial lia de Itamaracá
Sinopse: A cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.
Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretor, 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, 2009 / Melhor Filme, 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Tiradentes, 2010 / Selecionado para, Rotterdam Int. FF, Roterdã, 2010 / Melhor Filme, Festival Luso Brasileiro de Sta. Maria da Feira, Santa Maria da Feira, 2009 / Melhor Filme, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA, Goiás, 2010 / Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Cine PE, Recife, 2010, Melhor curta-metragem de ficção pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Canal Brasil – 2011.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 10 anos, linguagem de conteúdo sexual. Temática: ficção científica
Alumia
(PE, 2007, cor, 55min, doc, suporte DVD)
direção: Andrea Ferraz e Carol Virgulino
Sinopse: No Sertão nordestino, alumia quer dizer ilumina, traz a luz. E são justamente as questões sociais básicas, colocadas em xeque por pessoas comuns. O enredo trata de assuntos como casamento e filhos; luz e escuridão; céu e inferno; vida e morte. Homens e mulheres do Sítio São Francisco, um lugarejo sem energia elétrica a 342 km do Recife, expressam seus pensamentos e opiniões, fazendo perguntas que podem tanto acabar sem resposta quanto receber o mesmo retorno em lugares completamente distintos.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: sertão nordestino.
Programa 06 – Uma Fábula
O grão é um filme sobre o fim, sobre a morte, sobre a paralisia das coisas, num vilarejo no interior do Ceará. Drama intimista, o filme combina duas camadas: a vida simples de uma família local através de seus dramas familiares (a pecuária de subsistência do marido, o tear aretesanal da esposa, a filha que quer se casar e mudar-se dali, o filho caçula, ainda menino, e sua avó idosa, prestes a falecer) e uma outra camada, a da fábula, através da história que a avó conta ao menino. Contando assim, o leitor pode imaginar um típico drama rural, que retrata um Nordeste interior e idílico, mas a intenção de Petrus é outra: a de desmistificar esse Nordeste romântico. (Cinecasulofilia)
O Grão
(CE, 2007, cor, 84min, ficção, suporte DVD)
Direção: Petrus Cariri
Elenco: Lêuda Bandeira, Verônica Cavalcanti, Nanego Lira, Kelvya Maia, Luís Felipe Ferreira
Sinopse: Percebendo que está prestes a morrer, uma avó conta ao neto a história de um casal muito poderoso de reis que perdeu o filho e sonha em trazê-lo de volta à vida.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos com temática complexa. Temática: vida e morte
Programa 07 – Política e Religião
A origem e os desdobramentos do mito do Padre Cícero. A visão histórica e política da busca da Nova Jerusalém a cidade prometida, que viria para instaurar a compreensão entre os homens no sertão do Ceará.
Juazeiro a Nova Jerusalém
(CE 2006, cor e preto e branco, 72min, documentário, suporte DVD)
Direção: Rosemberg Cariri
Participação Especial: Reisado de Mestre Matias, Reisado de Mestre Tico, Reisado de Mestre Aldenir, Reisado de Mestra Fátima, Reisado dos Franciscanos, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, artesãos e romeiros de Juazeiro do Norte.
Sinopse: Com um mergulho profundo nas maravilhas e misérias do cotidiano da Cidade Santa de Juazeiro do Norte, no Ceará, o filme conta a história do Padre Cícero Romão Batista (1854-1934) e revela um universo desconhecido e fascinante para o espectador, onde o sonho se confunde com a própria realidade. Além dos fatos históricos narrados, conta-se a história espiritual e mítica da cidade e do Padre Cícero, através das obras dos artistas ou das falas dos beatos e dos romeiros que falam do encanto e do desencanto de Juazeiro como A Nova Jerusalém, quando, por fim, o paraíso da liberdade, da igualdade e da fraternidade será instaurado na Terra.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos com temática complexa. Temática: história
Programa 08 - Realidade
Paulo Caldas é o consagrado diretor de “Baile Perfumado” juntamente com Lírio Ferreira. É um dos responsáveis pela retomada do cinema pernambucano. Aqui ele aborda a realidade que ainda existe no Nordeste: a exploração sexual e a prostituição infantil.
Deserto Feliz
(PE, 2007, cor, 88min, ficção, suporte DVD)
Direção: Paulo Caldas
Elenco: Peter Ketnath, Nash Laila, Zezé Motta, Servílio Holanda, João Miguel
Sinopse: Jéssica é uma jovem de 14 anos que vive em Deserto Feliz, uma cidade do sertão pernambucano. Após ser violentada pelo padrasto, sob o olhar cúmplice de sua mãe, ela decide fugir para Recife. Ao chegar à cidade, ela passa a trabalhar no turismo sexual, até conhecer o afeto através de Mark, um turista alemão.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 18 anos contém cenas de exploração sexual, consumo de drogas, linguagem erótica de conteúdo sexual, relação sexual. Temática: exploração sexual
Programa 09 – Um Certo Olhar
O gênero documentário vem ganhando força. O jovem cineasta pernambucano Gabriel Mascaro já é um veterano na produção de documentários. O seu olhar sobre a realidade é singular: tudo faz parte da narrativa, a respiração, a contemplação, o som ambiente. Em Avenida Brasília Formosa, temos não-atores interpretando a si próprios ou sendo registrados nas suas rotinas em Brasília Teimosa, bairro praieiro da zona sul do Recife. Esses personagens são apresentados a partir de ligeiros desvios ficcionais que seriam insuspeitados, caso o realizador não os apontasse informalmente. (Cinemascópio)
Avenida Brasília Formosa
(PE, 2010, cor, 85min, documentário, suporte DVD)
Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa, no Recife. O seu acervo tem, entre outras, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Fábio é contratado pela manicure Débora para fazer um videobook e tentar uma vaga no Big Brother. Ele também filma o aniversário de cinco anos de Cauan, fã do Homem Aranha. Já o pescador Pirambu mora num conjunto residencial construído pelo governo para abrigar a população que morava nas antigas palafitas do bairro, que deram lugar à construção da Avenida Brasília Formosa.
Classificação indicativa, não recomendável para menores de 12 anos, conteúdo sexual. Temática: sociedade
Programa 10 – O Cangaço
O sertão é, por natureza, adverso ao homem que ali tenta viver. As causas do surgimento do cangaço foram de natureza variada. A pobreza, a falta de esperanças e a revolta não foram as únicas. Do meio do povo sertanejo - rude e maltratado - surgiram os cangaceiros mais convictos de que lutavam pela sobrevivência. Seus principais nomes eram Lampião e Maria Bonita. Em 8 de março de 2011, Maria Bonita, companheira de Lampião, completaria 100 anos. Corisco e Dada eram seus amigos.
Corisco e Dada
(CE, 1996, cor, 96min, ficção, suporte DVD)
Direção: Rosemberg Cariry
Elenco: Dira Paes,
Em março de 2011, a famosa cangaceira Maria Bonita completou 100 anos. Este filme conta a história do cangaço, um importante capítulo de nossa história. O capitão Corisco, cangaceiro famoso por sua crueldade, valentia e beleza, também chamado de Diabo Louro, rapta a menina Dada, de 12 anos. Faz dela sua mulher e, também, integrante do bando do cangaço. Enquanto isso, Zé Rufino, o chefe da polícia volante, promete a si próprio tornar-se imortal, transformando-se no matador de Corisco, cuja cabeça fora colocada a prêmio pelo governo. Remasterizado.
Classificação indicativa: não recomendada para menores de 14 anos, assassinato, linguagem depreciativa, decapitação, mutilação. Temática: cangaço.
Programa 11 – A vida é poesia
Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (1909 - 2002), poeta popular, compositor, cantor e improvisador, foi uma das principais figuras da cultura nordestina do século XX. Obteve popularidade nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens; foi, inclusive, cinco vezes nomeado Doutor Honoris Causa da universidades. Patativa do Assaré afirmava nunca ter buscado a fama, nem ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos; não abandonou a agricultura e nem a região onde se criou, o Cariri, no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade. O documentário, dirigido pelo grande cineasta cearense Rosemberg Cariry, retrata a vida e a obra desse grande poeta.
Patativa do Assaré - Ave Poesia
(CE, 2007, cor, 84min, documentário, suporte DVD)
Direção: Rosemberg Cariry
Sinopse: Aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância de seus poemas, o significado político de seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira. Remasterizado.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: poesia
Programa 12 – Tudo é Ficção?
Waly Salomão (1943-2003) foi poeta. Era filho de um imigrante sírio com uma sertaneja. Atuou em diversas áreas da cultura brasileira. Seu primeiro livro foi Me segura qu'eu vou dar um troço, de 1972. Em 1997, ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura com o livro de poesia Algaravias. Seu último livro foi Pescados Vivos, publicado em 2004, após sua morte. Foi letrista de canções de sucesso, como Vapor Barato, em parceria com Jards Macalé. Suas canções foram intérpretadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Gal Costa e O Rappa, entre outros. Na década de 1960, participou do movimento tropicalista. A contribuição para a poesia, música e culutra brasileira são inestimáveis. Trabalhou no Ministério da Cultura, como assessor de Gilberto Gil, no início de seu mandato, e uma de suas propostas era a inclusão de um livro na cesta básica dos brasileiros. O diretor Carlos Nader o retrata com sensibilidade neste filme. Recebeu o prêmio de melhor documentário no festival “É tudo Verdade” de 2008 e o prêmio especial do júri da Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA.
Pan-Cinema Permanente
(SP/BA, 2008, cor, 83min, documentário DVD)
Direção: Carlos Nader
Sinopse: Documentário sobre o poeta baiano Waly Salomão, para quem a vida era um filme de ficção e a poesia uma ferramenta para desmascarar qualquer pretensão naturalista. Essa convicção influenciou profundamente amigos, como Antonio Cícero, Caetano Veloso e o diretor deste documentário, Carlos Nader, que filmou Waly por quase 15 anos. Mas como fazer um documentário sobre alguém que acreditava que tudo é ficção?
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos, consumo de drogas lícitas, gestos obscenos. Temática: biografia
Programa 13 – Cultura Popular
Neste programa, o retrato da cultura e dos costumes de duas regiões distintas: O Crato, sertão do Ceará, e a região paradisíaca dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. São comunidades isoladas que preservam a sua cultura através da passagem das tradições de geração para geração.
Irmãos Aniceto, no Rastro do Camaleão
(CE, 2007, cor, 17min, documentário, suporte DVD)Direção: Eric Lawrence
Sinopse: Procurando revelar a magia com que criam e executam sua arte, o filme segue o rastro dos Irmãos Aniceto, artistas-agricultores do Crato (CE), adentrando o universo poético em que são como camaleões que mimetizam a natureza, o cotidiano e a própria chegada do cinema em suas vidas.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos, consumo de drogas lícitas. Tema: documentário
Areia dos Lençóis
(SP/MA, cor, 52min, documentário, suporte DVD)
Direção: Ana Pula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernandes
Sinopse: Os costumes de habitantes de uma região isolada - os Lençóis Maranhenses - que preservam seus valores sem a penetração do consumo em suas relações econômicas, crenças, brincadeiras, e cotidiano, onde nascimento, vida e morte significam esperanças.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura e globalização
SESSÕES DE CURTAS METRAGENS
CURTAS 01 – Fora do Eixo
Duração: 93min
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos
“Entrar nos eixos”: endireitar; retomar o bom caminho. “Sair fora dos eixos”: descomedir-se; exceder-se. (Dicionário Aurélio)
Essa programação inclui curtas metragens que provocam sensação de deslocamento, de estar “fora do eixo”. Estamos em Recife ou na Ucrânia? Pernambucano falando russo? Um nordestino refletindo sobre os descaminhos da vida ao som de My Way, cantado por Sinatra? É possível que um menino suba as paredes altas dos condomínios de Boa Viagem? Onde está a memória? Um convite à reflexão sobre o que é “O Cinema Fora do Eixo”.
Noite de Sexta, Manhã de Sábado
(PE, 2007, preto e branco, 15min, ficção, suporte DVD)
Direção: Kleber Mendonça Filho
Elenco: Bohdana Smyrnova, Pedro Sotero
Sinopse: Saindo na noite de sexta, voltando na manhã de sábado.
Prêmio de melhor Direção no Cine PE 2007.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos, consumo de drogas lícitas e linguagem chula. Temática: distâncias
Eisenstein
(PE, 2006, cor, 20min, ficção, suporte DVD)
Direção: Leonardo Lacca
Elenco: Tião, Rita Carelli, Bruno Siqueira
Sinopse: Uma homenagem ao grande mestre do cinema mundial, o russo Sergei Eisenstein: Ivan apaixona-se por Alessandra, a neta de Eisenstein.
Filme pernambucano falado em Russo, com legendas em Português.
Classificação indicativa: não recomendável para maiores de 12 anos. Temática: cinema
My Way
(PE, 2010, cor, 7min, ficção, suporte DVD)
Direção: Camilo Cavalcante
Sinopse: Tristeza e solidão conduzem uma narrativa que sai às ruas no carnaval. Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos. Temática: existencialismo
Quando o Vento Sopra
(CE 2008, 18min, colorido e P&B - suporte DVD)
Direção: Petrus Cariry
Sinopse: Um homem em crise e um velho filme super-8 com imagens da sua infância. Um catador de papel e seu filho andam pelas ruas em busca da sobrevivência. O filme traça uma trajetória poética entre a mutabilidade das coisas e a memória afetiva. Mas quando o vento realmente sopra, a vida impregna a cidade.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos. Temática: memória
O Menino Aranha
(PE, 2008, cor, 13min, documentário, suporte DVD)
Direção: Mariana Lacerda
Sinopse: Menino-aranha é uma lenda urbana real de Recife do final da década de 1990.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos. Temática: violência urbana
Fora do Eixo
(PE, 2008, cor, 16min, documentário, suporte DVD)
Direção: Kátia Mesel
Sinopse: A experiência de cineastas na produção de filmes fora do eixo Rio-São Paulo.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 12 anos. Temática: cinema
Curtas 2 – Cultura Popular 2
Duração: 81min
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Tradições culturais e religiosas; a luta pela preservação da cultura indígena; conflitos de gerações na transmissão das tradições culturais; o cinema artesanal; a língua e seus sotaques.
Igbadu, a Cabaça da Criação
(PE, 2007, cor, 17min, documentário, suporte DVD)
Direção: Carla Lyra
Sinopse: O mito da cabaça - Igbadu - é um elo de ligação da criação artística com as raízes africanas e religiosas. Em Pernambuco, a influência da tradição religiosa na criação musical foi resgatada em três terreiros: Sítio de Pai Adão - o mais antigo de Pernambuco, o Terreiro Ilê Oba Aganju Okoloya - Terreiro de Mãe Amara, e a Sociedade Religiosa Africana Santa Bárbara - Nação Xambá. Imagens do terreiro Ilê Asè Yemoja Ogúntè.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura e religiosidade
Nação Xicão Xucuru
(PE, 2010, cor, 15min, documentário, suporte DVD)
Direção: Hamilton Costa Filho
Sinopse: O vídeo Xicão Xukuru é produto da Oficina de Audiovisual para a Nação Xukuru-Ororubá, realizada no primeiro semestre de 2008 pela Cabra Quente Filmes em parceria com a Funarte, o Ministério da Cultura, Petrobras e a ACF, para 30 jovens indígenas Xukurus e agentes do ponto de cultura de Arcoverde. O objetivo da oficina era ensinar aos jovens uma forma de resgatar e preservar a sua cultura por meio do audiovisual. O documentário conta a história de vida, lutas e morte do Cacique Xicão, líder da nação Xukuru, assassinado num conflito com fazendeiros.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura indígena
Maracatu, Maracatus
(PE, 1995, cor, 15min, ficção, suporte DVD)
Direção: Marcelo Gomes
Elenco: Jofre Soares, Meia-Noite, Ailton Guerra
As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: manifestação cultural
Simião Martiniano – O Camelô do Cinema
(PE, 1998, cor, 14min, documentário, suporte DVD)
Direção: Clara Angélica e Hilton Lacerda
Elenco: Simião Martiniano, Tuca Andrada, Jones Melo
Sinopse: Simião Martiniano é um dublê de camelô e cineasta alagoano que vive em Recife. Autodidata, realiza longas-metragens de ação, romance e melodrama, produzidos por ele próprio e pelos amigos atores, também camelôs. Este curta relata sua história, mesclando documentário e reconstituição, e apresenta trechos de seus filmes.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cinema
Cine Holiúdy
(CE, 2004, cor, 10min, ficção, suporte DVD)
Direção: Halder Gomes
Elenco: Edmilson Filho, Haroldo Guimarães, Maria Fernanda Mota, Eduardo Rocha, Bolachinha, Amadeu Maia, Pedro Domingues
Sinopse: Premiado filme de Halder Gomes sobre Francisgleydson, o proprietário do Cine Holiúdy, humilde cinema no interior do Ceará nos anos 70... Primeiro filme inteiramente falado em “cearencês”!
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: linguagem e sotaques
Curtas 3 - Diversidade
Duração - 90min
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 14 anos, com temática complexa
A diversidade se expressa das mais variadas formas: nos relacionamentos, nas questões de gênero, nas deficiências, imigração, na religião, na poesia e na religiosidade.
A Vida é Curta
(PE, 2007, cor, 15min, ficção, suporte DVD)
Direção: Leo Falcão
Elenco: Caio Fernando Escrich, Eduardo Japiassu, Samuel Vieira, Ítalo Bianchi, Rita Carelli, Elaine Kauffman, Irandir Santos, Gustavo Falcão, Marcelo Rabelo, Rutilio Oliveira, Ricardo Mourão, Cida Alencar, Soraya Sill, Karina Falcão.
Sinopse: São 15 minutos para contar uma história em formato de curta metragem. O relógio está correndo.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 14 anos, com temática complexa. Temática: romance e desencontros
Amanda e Monick
(PB, 2008, cor, 18min, documentário, suporte DVD)
Direção: André da Costa Pinto
Elenco: Redger de Rogério, Carlos César Graça Freitas
Sinopse: Documentário sobre Amanda Costa e Monick Macharrara, dois travestis da cidade de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, que vivem em realidades totalmente opostas, mas tem suas vidas cruzadas a partir do momento que entram na sala de aula.
Ganhador do 31º Festival Guarnicê de Cinema, de São Luís do Maranhão, em 2008
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 14 anos, com temática complexa. Temática: questões de gênero
Pelo Ouvido
(MA, 2009, cor, 17min, ficção, suporte DVD)
Direção: Joaquim Haickel
Elenco: Amanda Acosta e Eucir de Souza
Sinopse: Depois de uma tentativa de assalto e de um grave acidente com seu marido, Katie tenta preservar em meio a perdas irreparáveis o lado apaixonado de sua relação.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 14 anos, com temática complexa. Temática: deficência
O Leviatã
(PE 2004, preto e branco, 20min, ficção, suporte DVD)
Direção: Camilo Cavalcante
Sinopse: Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre.
Classificação indicativa: não recomendada para menores de 14 anos, consumo de drogas lícitas, erotização. Temática: imigrante nordestino
Miró, Preto, Pobre, Poeta e Periférico
(PE, 2007, cor, 20min, documentário, suporte DVD)
Direção: Wilson Freire de Lima
Sinopse: O filme mostra o conteúdo social de seus poemas, através de intervenções poéticas com o próprio autor, em diversos pontos da cidade, desde o centro histórico, até as mais novas favelas, onde foram captadas as imagens do cotidiano correlacionadas com seus poemas. Uma forma de documentar o hoje da cidade, sua geografia e suas pessoas, o modo de viver e o modelo de vida.
Classificação indicativa: não recomendável para menores de 14 anos. Temática: poesia
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos
(PE, 2009, cor, 12min, documentário, suporte DVD)
Direção: Camilo Cavalcante
Sinopse: Quando os sinos batem seis horas, de joelhos sobre o chão, o sertanejo reza a sua oração. Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura e religiosidade
Programa Infantil 01
Duração: 73 minutos
Classificação indicativa: especialmente recomendada para crianças e adolescentes
Histórias de cordel, técnicas apuradas de animação, lendas e costumes do Nordeste retratados com modernidade.
A Quase Tragédia de Mané ou Bode que ia dando bode
(PE, 2007, cor, 13min, animação, suporte DVD)
Direção: Ricardo Melo
Sinopse: A fictícia – e quase trágica – aventura de Mané e seu bode provoca uma reflexão sobre o mundo do culto às celebridades.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cordel e crítica social
O Facínora
(CE, 2006, cor, 2min48s, animação 2D, suporte DVD)
Direção: Diego Akel
Sinopse: Um homem caminha tranqüilamente pela rua e acaba envolvido em acontecimentos de enormes proporções. Até que ponto um simples fato pode mudar a vida de uma pessoa? Seria a sociedade controlada pela mídia ou a mídia controlada pela sociedade?
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: sociedade
Uma Odisséia no Sertão
(CE, 2007, cor, 8min, animação, suporte DVD)
Direção: Josimário Façanha
Sinopse: No Nordeste pré-histórico, Chico e Zé criam acidentalmente um objeto desconhecido que acaba resolvendo todo o problema da seca do sertão.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: seca
Fátima
(CE, 2011, cor, 5min, animação, suporte DVD)
Direção: Jeferson Hamaguchi
Produção: Diego Akel
Documentário animado mostrando as vivências de uma pessoa com a água.
Prêmio: 3º lugar no I NATIONAL COMPETITION OF ANIMATION FOR INTERNET – CCBB - “WATER IN MOVEMENT” – ANIMA MUNDI 2011
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: água
A Árvore do Dinheiro
(PE, 2007, cor, 7 minutos, animação, suporte DVD)
Direção: Marcos Buccini, Diego Credidio
Animação que resgata a simplicidade e a beleza da Literatura de Cordel, um dos símbolos mais importantes da cultura nordestina.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: literatura de cordel
Baixa Frequência
(CE, 2007, cor, 1min, animação 2D, suporte DVD)
Direção: Diego Akel
Coisas estranham acontecem quando um rapaz tenta sintonizar sua rádio favorita.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: estilos musicais
A Bola
(CE, 2010, cor, 5min, animação, suporte em DVD)
Direção: Diego Akel e Alunos do curso de audiovisual Educando o Olhar
Produção: Sabina Colares
Sinopse: Diversos pontos de vista sobre a bola, através de representações realizadas com diversas técnicas.Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: abstrato
Devoção
(CE, 2007, cor, 5min, animação, suporte DVD)
Direção: Rafael Ferreira
Sinopse: A devoção a Santo Antônio e a esperteza do sertanejo numa história de amor.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura e religiosidade
Reisado Miudim
(CE 2008, cor, 13min, ficção, suporte DVD)Direção: Petrus Cariry
Sinopse: O sonho de Mateus é brincar no reisado. No dia da apresentação, seu avô pede para que ele vá com Bruno até a feira para comprar fitas. Lá, Bruno insiste para que Mateus compre brinquedos. Mateus resiste. Voltando para casa, Mateus recebe do seu avô um lindo presente.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: manifestação cultural
Caçadores de Saci
(BA 2005, cor, 13min, ficção, DVD)
Direção: Sofia Federico
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar dos sacis.
Elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Crsitiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: folclore e meio ambiente
Programa Infantil 02
Duração: 69 minutos
Classificação indicativa: especialmente recomendada para crianças e adolescentes
A seca ainda é uma realidade no Nordeste. Mas nem sempre o seu retrato é cruel, principalmente no mundo da fantasia.
Vida Maria
(CE, 2007, cor, 8min, animação, suporte DVD)Direção: Márcio Ramos
A vida como um ciclo que se repete.
Premiada animação em vários festivais: melhor filme pelo júri popular na 10ª. Mostra Tiradentes (MG); menção honrosa melhor curta internacional no Cleveland International Film Festival 2007 (EUA); melhor filme no “Entretodos” – Festival de Direitos Humanos, entre outros.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: ciclo da vida
Calango Lengo: Morte e Vida sem ver água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
Direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.
Prêmios: Melhor filme no 32º Festival de Cinema Guarnicê, São Luis, Maranhão.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: seca
Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)Direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. O filme funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a êsses dois ícones da cultura do Nordeste.
Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007
Classificação indicativa: livre para todos os públicos: temática: cangaço
O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como o planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra para dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife de 2007 (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica)
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: cultura e religiosidade
Um Vestido Para Lia
(AL, 2010, cor, 14min, ficção, suporte DVD)
Direção: Hermano Figueiredo e Regina BarbosaElenco: Fabrícia Avelino, Diva Gonçalves, Ane Oliva, Bete Miranda, Naeliton Santos e participação especial do mestre Benon e o Guerreiro Treme TerraSinopse: Dia da festa da Padroeira. Lia é filha de costureira e insiste em ter um vestido novo.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: manifestação cultural
Águas de Romanza
(CE, 2002, cor, 15min, ficção, suporte DVD)Direção: Gláucia Soares e Patrícia Bahia
Elenco: Lêuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério
No Sertão nordestino, uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Temática: seca
Nenhum comentário:
Postar um comentário