segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FESTA DE ABERTURA - CEU ARICANDUVA 09/08/2013

A Zona Leste  estava em Festa!

Começamos bem a Mostra no CEU Aricanduva!
Lá fomos recebidos com um coquetel de comidas típicas do Nordeste, como bolo de fubá, cuscus, acarajé, pé-de-moleque, paçoca e até salada de frutas. Tudo produzido por eles mesmos, sob o comando do Stênio, morador da região e colaborador do CEU.

                                                                                         Foto de Lilian Borges

Ainda tivemos a surpreendente apresentação do Grupo Beija Fulô, que é um grupo que nasceu em 2002, na Casa de Cultura da Penha, fruto de oficinas de Cantos e Danças Brasileiras, ministradas por Renata Mattar e Téo Menezes. O conjunto possui aproximadamente 28 integrantes, com idades que vão dos 11 aos 85 anos, composto por filhas, mães, netas e maridos. A maioria atua como multiplicador desenvolvendo projetos de cultura popular nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental da Rede Municipal de São Paulo.






Após a apresentação do Beija Fulô, foi exibido o premiado curta pernambucano "Recife Frio", de Kléber Mendonça Filho, que retrata bem a atual produção cinematográfica do Nordeste. Fugindo dos estereótipos da seca, miséria e cangaço, o filme é uma irônica ficção científica que se passa no ambiente urbano e cosmopolita do Recife. Segundo o crítico de cinema Inácio Araújo, os filmes nordestinos são os mais criativos e surpreendentes na atual produção cinematográfica nacional.


Depois da exibição do filme, tivemos uma breve apresentação da Mostra com a presença da representante da Secretaria Municipal de Educação, Marta de Betânia Juliano, do idealizador da Mostra, o jornalista Gregório Bacic, a curadora da Mostra Katia Camargo, da gestora dos CEU Aricanduva, Suzette, da diretora da DRE Itaquera, Ana Aparecida Mato, e do representante da Comunidade Nordestina, José Maria Marques.


                                                                                         Foto de Lilian Borges

E para fechar a noite mais um show comovente, desta vez, com a voz e o violão de Vidal França


                                                                                         Foto de Lilian Borges

Foi uma noite para nunca mais esquecer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário