quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Madeleine Agitando a Vila Madalena

Depois do sucesso da pré-estréia no Cinema na Laje, confiram a estréia da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, no pizza-bar Madeleine, Vila Madalena, no dia 13 de setembro, domingo, às 19h00, na Rua Aspicuelta, 201.
A estréia da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, em parceira com o Madeleine e o Ásia 70 , traz uma programação especial de animações premiadas nordestinas e o curta-metragem, "Vermelho Rubro do Céu da Boca", da cineasta baiana Sofia Federico.

Vejam a programação de domingo:

Faróis
(CE, 2008, cor, 1min21s, animação, suporte DVD)
direção: Diego Akel
Uma visão experimental sobre a hora do rush noturna, nas caóticas ruas da cidade de Fortaleza. O logotipo da 4ª Mostra e a trilha sonora do clip foram inspirados neste filme que foram gentilmente cedidos pelo Diretor Diego Akel e pelo compositor da trilha Daniel Albuquerque. Diego Akel iniciou seus experimentos com cinema de animação em 1998, e hoje já acumula mais de uma dezena de curtas produzidos, tendo participado de inúmeros festivais e recebido diversos prêmios. Em grande parte dos seus trabalhos ele mesmo escreve, dirige, produz, anima, sonoriza e edita. As técnicas utilizadas são diversas, entre elas o desenho, a pintura, o uso de recortes e mais recentemente a pintura digital. Tem se destacado como um importante realizador de animações experimentais em Fortaleza.

A Morte do Rei de Barro
(PE, 2005, cor, 3min, animação, suporte DVD)
direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes. Realizado com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.




Calango Lengo Morte e Vida sem ver Água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato. Ganhador do prêmio de melhor roteiro e melhor trilha sonora original no 32º Festival Guarnicê de Cinema, de São Luis, Maranhão.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007


O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

Vermelho, Rubro do Céu da Boca
(BA, 2006, cor, 13min, ficção, suporte DVD)
direção: Sofia Federico
Elenco: Bertho Filho, Paulo César Pereio, Flávia Marco Antônio, Frieda Gutmann
A jovem Candolina vive de fantasias: apaixona-se por um desconhecido que lhe manda rosas. Na sua rotina de tarefas domésticas na beira do rio, espera a vinda do “moço”, mas o que sempre chega diariamente são rosas vermelhas sem espinhos, trazidas pela correnteza.

Em breve, a programação completa da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário