terça-feira, 15 de setembro de 2009

Primeiro dia da Mostra no CCSP



Na abertura da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino tivemos a estréia do curta metragem "Lá vem o Juvenal" do cineasta Hermano Figueiredo. Nesse dia promovemos um debate com o público cujas principais questões foram: a autoria no documentário e a divulgação da produção regional.

Hermano Figuiredo é coordenador do programa "Olhar Brasil" do Ministério da Cultura, cujo objetivo é fomentar a produção audiovisual. Já ocupou vários cargos na Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD) e é um militante do "Movimento dos sem Tela". Ele exibe filmes em comunidades de pescadores e vilarejos em vela de jangada, em redes de dormir e até em barriga de boi. Vejam o belo trabalho que realiza:

Foto de Nataska Conrado

Além da estréia de seu filme, exibimos mais dois filmes de sua autoria:
"A Última Feira", com um comentário final de Hermeto Pascoal sobre o término da tradicional Feira de Arapiraca e"São Luis Caleidoscópio" cuja narrativa é construída através de fortes imagens que retratam a diversidade culutural de São Luis do Maranhão. Neste dia, também estreou nacionalmente o primeiro filme da cineasta alagoana Regina Célia Barbosa, com o documentário "DJ do Agreste", que conta como o Paulo, em seu bar e gosto musical apurado, contribuiu para a formação musical dos joves de Arapiraca - Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário