segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Programação Vila Carioca

Dia 27 de Setembro

Casa Arte Cidadania - Vila Carioca
Rua Colorado, 39 fone: 3867-6989

No ano de 1999, a Profª Vânia da Silva iniciou um projeto carnavalesco com jovens da favela de Heliópolis, zona sul da cidade de São Paulo. Ao conhecer o potencial artístico dos adolescentes, a professora constatou que seria possível agregar novas perspectivas às suas vidas. Objetivando a continuação dos trabalhos, foi criada a Casa Arte Cidadania, diante da qual, em plena rua, a 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino exibirá uma programação de filmes voltada ao público infantil com animações premiadas em vários festivais do Brasil e do exterior.

Biodiversidade
(PE, 2006, animação, 5min, fic, suporte DVD)direção: Daniel Bandeira
A cadeia alimentar mostrada de uma forma um pouco diferente.

A Árvore do Dinheiro
(PE, 2007, cor, 7 min, doc, suporte DVD)direção: Marcos Buccini, Diego Credidio
Animação que procura resgatar a simplicidade e a beleza da Literatura de Cordel, arte popular e um dos símbolos mais importantes da cultura nordestina.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

Calango Lengo Morte e Vida sem ver água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Caçadores de Saci
(BA 2005, 13min, fic, DVD)direção: Sofia Federico
elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Cristiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário