terça-feira, 29 de setembro de 2009

Taboão da Serra - 23, 24 e 25/09

Painel do EMEB Darcy Ribeiro - coordenadora responsável Divina e diretora Cláudia

Conosco desde a primeira edição da Mostra Paulista de Cinema Nordestino, Taboão da Serra dá atenção especial ao público escolar e ao de Educação de Jovens e Adultos. A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da cidade apoia a inserção dos conteúdos dos filmes nas atividades de sala de aula. Neste ano, todas as sessões estiveram lotadas!


Foto: Ricardo Vaz

A abertura oficial da 4ª mostra Paulista de Cinema Nordestino em Taboão da Serra aconteceu no
CENTRO MUNCIPAL DE RECREAÇÃO – CEMUR, com a exibição dos filmes Calango Lengo, Morte e Vida sem ver Água, de Fernando Miller, e Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry, Em plena noite de quarta-feira, dia 23 de setembro, o público presente passou de 850 pessoas!!!

Foto: Ricardo Vaz
Três escolas infantis participaram da mostra, com todas as sessões cheias: EMI EMÍLIA, EMEF ANA MAFALDA BARBOSA DE CARVALHO e EMEB DARCY RIBEIRO. Nessas escolas, uma programação especial para crianças, com uma hora de duração, com sete animações de três estados nordestinos - Águas de Romanza (CE), de Gláucia Soares e Patrícia Bahia; Até o Sol Raiá (PE), de Fernando José e Leandro Amorim; Calango Lengo Morte e Vida sem ver água (RJ/SP), de Fernando Miller; Caçadores de Saci (BA), de Sofia Federico; O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar (PE), de Leo D. e Willian Paiva; Vida Maria (CE), de Márcio Ramos, e Biodiversidade (PE), de Daniel Bandeira.

A mobilização das escolas e dos alunos foi tão grande, que nos locais de exibição havia toda uma preparação com decoração, comidas típicas, e painéis alusivos ao nordeste.



A sessão de encerramento, em plena sexta-feira à noite, também foi um capítulo à parte! Foram exibidos na EMEF FRANCISCO FERREIRA PAES os filmes O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Existir, de Leo D. e Willian Paiva, e Ai que Vida!, de Cícero Filho, sucesso absoluto no eixo Teresina-São Luis. Público estimado: 500 pessoas!


A Divisão de Cultura do município organizou uma exposição de cerâmicas dos professores ceramistas Sônia e Ademir.





Agradecemos ao Prefeito de Taboão da Serra, Sr. Evilásio, paraibano de Cabaceiras, que desde a primeira Mostra acredita em nosso projeto de resgate da cultura nordestina através do cinema.

Agradecemos também à Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, através de sua secretária interina, Marta de Betania, que se empenhou para que a Mostra alcançasse sucesso.
E também aos diretores, coordenadores e professores das escolas envolvidas na Mostra.
Um especial agradecimento à professora Deborah Ribeiro do Valle, pelo brilhante trabalho de coordenação para a inserção dos conteúdos nas atividades de sala de aula e de mobilização de alunos do EJA, Programa de Alfabetização de Jovens Adultos, para que assistissem aos filmes exibidos na Mostra.

Esperamos que mais escolas venham a participar no ano que vem.
Fotos do CEMUR gentilmente cedidas por Ricardo Vaz.
Em breve: Vila Carioca e Suzano!

2 comentários:

  1. Foi um prazer muito grande receber a Mostra de Cinema Nordestino em Taboão da Serra e estar dividindo " prazeres culturais". Só tenho que agradecer o profissionalismo da curadora Kátia Camargo e do idealizador Gregório Bacic, que com muito carinho e atenção chegaram ao coração das pessoas através da escolha de filmes de tão boa qualidade."
    Abraços eternos...
    Deborah do Valle

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar aos profissionais envolvidos neste evento. Foram momentos agradáveis, organizados e de qualidade! Meus alunos gostaram muito e pedem mais!!!
    Beijos, professora Cintia, EMEF Ayrton Senna

    ResponderExcluir