terça-feira, 29 de setembro de 2009

Taboão da Serra - 23, 24 e 25/09

Painel do EMEB Darcy Ribeiro - coordenadora responsável Divina e diretora Cláudia

Conosco desde a primeira edição da Mostra Paulista de Cinema Nordestino, Taboão da Serra dá atenção especial ao público escolar e ao de Educação de Jovens e Adultos. A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da cidade apoia a inserção dos conteúdos dos filmes nas atividades de sala de aula. Neste ano, todas as sessões estiveram lotadas!


Foto: Ricardo Vaz

A abertura oficial da 4ª mostra Paulista de Cinema Nordestino em Taboão da Serra aconteceu no
CENTRO MUNCIPAL DE RECREAÇÃO – CEMUR, com a exibição dos filmes Calango Lengo, Morte e Vida sem ver Água, de Fernando Miller, e Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry, Em plena noite de quarta-feira, dia 23 de setembro, o público presente passou de 850 pessoas!!!

Foto: Ricardo Vaz
Três escolas infantis participaram da mostra, com todas as sessões cheias: EMI EMÍLIA, EMEF ANA MAFALDA BARBOSA DE CARVALHO e EMEB DARCY RIBEIRO. Nessas escolas, uma programação especial para crianças, com uma hora de duração, com sete animações de três estados nordestinos - Águas de Romanza (CE), de Gláucia Soares e Patrícia Bahia; Até o Sol Raiá (PE), de Fernando José e Leandro Amorim; Calango Lengo Morte e Vida sem ver água (RJ/SP), de Fernando Miller; Caçadores de Saci (BA), de Sofia Federico; O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar (PE), de Leo D. e Willian Paiva; Vida Maria (CE), de Márcio Ramos, e Biodiversidade (PE), de Daniel Bandeira.

A mobilização das escolas e dos alunos foi tão grande, que nos locais de exibição havia toda uma preparação com decoração, comidas típicas, e painéis alusivos ao nordeste.



A sessão de encerramento, em plena sexta-feira à noite, também foi um capítulo à parte! Foram exibidos na EMEF FRANCISCO FERREIRA PAES os filmes O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Existir, de Leo D. e Willian Paiva, e Ai que Vida!, de Cícero Filho, sucesso absoluto no eixo Teresina-São Luis. Público estimado: 500 pessoas!


A Divisão de Cultura do município organizou uma exposição de cerâmicas dos professores ceramistas Sônia e Ademir.





Agradecemos ao Prefeito de Taboão da Serra, Sr. Evilásio, paraibano de Cabaceiras, que desde a primeira Mostra acredita em nosso projeto de resgate da cultura nordestina através do cinema.

Agradecemos também à Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, através de sua secretária interina, Marta de Betania, que se empenhou para que a Mostra alcançasse sucesso.
E também aos diretores, coordenadores e professores das escolas envolvidas na Mostra.
Um especial agradecimento à professora Deborah Ribeiro do Valle, pelo brilhante trabalho de coordenação para a inserção dos conteúdos nas atividades de sala de aula e de mobilização de alunos do EJA, Programa de Alfabetização de Jovens Adultos, para que assistissem aos filmes exibidos na Mostra.

Esperamos que mais escolas venham a participar no ano que vem.
Fotos do CEMUR gentilmente cedidas por Ricardo Vaz.
Em breve: Vila Carioca e Suzano!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Acabou no CCSP, mas a Mostra Continua


Ontem, o último dia da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino no Centro Cultural São Paulo.

Na primeira sessão exibimos o curta cearense Águas de Romanza, de Patrícia Baia e Gláucia Soares, que trata de forma poética a questão da seca, através do imaginário de uma criança, e o longa O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol, de Mariana Fortes, documentário pernambucano sobre o Coco e seus cantadores. Foi bonito ver no público muitos pernambucanos que se identificavam com os personagens, com os lugares e com os sotaques. Como já se tornou costume, o público permaneceu até o final, alguns batucando o Coco no braço do assento, outros, em pé, requebrando ao som dos letreiros.

Na segunda sessão foi exibido pela primeira vez na Mostra um filme do eixo Piauí/Maranhão, o engraçadíssimo longa metragem Ai que Vida!, de Cícero Filho, produção de baixo custo sobre as agruras de um povoado à mercê de um prefeito corrupto.
Sucesso absoluto. O público vibrou. "Isso sim é que é cinema brasileiro", bradou um professor enquanto aplaudia os letreiros finais.

Na última sessão exibimos o curta A Montanha Mágica, de Petrus Cariry, que evoca memórias da infância sobre parques de diversão. E, para encerrar, o longa metragem Lua Cambará, nas Escadarias do Palácio, do consagrado cineasta Rosemberg Cariry, ficção baseada em histórias sangrentas do sertão cearense, mescladas com a lenda de Lilith - a Lua Negra. Filme rico em simbologias tratando a questão do negro no Brasil ao fim da escravidão. Ao término da sessão, ouvimos de uma espectadora cearense, emocionada com a beleza do filme, que a disputa de terras no sertão de Inhamuns era assim mesmo, sangrenta e sem piedade.

Mas a Mostra ainda não acabou!

Dias 23, 24 e 25 de setembro em Taboão da Serra

Dia 27 de setembro na Vila Carioca - Heliópolis

Dia 12 de dezembro em Suzano!

Até breve!!!

domingo, 20 de setembro de 2009

Animação na Mostra e o NUCA

Campo Branco de Telmo Carvalho
O nordeste tem produzido excelentes filmes de animação. Isso nos levou a criar um espaço dedicado ao cinema de aniamação dentro da Mostra.
O logotipo da Mostra e sua música tema foram inspirados em um filme de animação, realizado por Diego Akel, do Ceará.
Com todas as sessões cheias, o público pôde conhecer filmes de animação do Ceará, Pernambuco e Bahia.
Vejam a primeira sessão:
De Pernanbuco:
O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar, 2006, cor, 11min.
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de quatro prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

Até o Sol Raiá, 2007, cor, 11min.
Direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007.
A Quase Tragédia de Mané ou Bode que ia Dando Bode, 2007, cor, 13min.
Direção: Ricardo Melo.
A fictícia – e quase trágica – aventura de Mané e seu bode, traz uma reflexão sobre o mundo do culto às celebridades.

Biodiversidade, 2006, animação, 5min.
Direção: Daniel Bandeira
A cadeia alimentar mostrada de uma forma um pouco diferente.
Da Bahia:
Caçadores de Saci, 2005, 13min.
direção: Sofia Federico
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.
Elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Crsitiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches.
Do Rio de Janeiro/São Paulo:
Calango Lengo Morte e Vida sem ver Água, 2008, cor, 10min.
Direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Do Maranhão:
Quem matou Elias Zi, cor, 20min, direção: Murilo Santos
Conta a história real de um líder sindical morto no Maranhão.

Nas duas sessões seguintes tivemos a participação do NUCA - Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC Fortaleza/CE, com a presença de seu coordenador, Telmo Carvalho. Ele nos contou que o NUCA foi criado em 1986 partir de um convênio com o National Film Board of Canada e a Embrafilme Brasil, com o objetivo de fundar um dos primeiros núcleos regionais de animação no Brasil. Além de de estimular a produção de filmes autorais, a produção de filmes institucionais e educativos, promover oficinas, disponibilizar o espaço e os euipamentos para os novos animadores e também estimular experimentos com várias técnicas da animação.

Em 1993, o Núcleo recebeu o apoio da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde permanece em suas dependências. O Núcleo teve como coordenadores Zé Rodrigues, um dos pioneiros do cinema de animação no estado, e Telmo Carvalho até 1990, ficando este último até o ano 2000. De lá até 2008, coordenaram o Núcleo: André Dias, Ricardo Juliani e Lucas Landim, ex alunos das oficinas de cinema de animação. Durante estes 23 anos foram produzidos vários filmes com técnicas variadas da animação. Destacam-se dois, que foram premiados no Brasil e no exterior: “Campo Branco”, de Telmo Carvalho (1997), e “O Nordestino e o toque de sua lamparina”, de Ítalo Maia (1998).
Agora, em 2009, o Núcleo se reestruturou com novos equipamentos, novas salas e uma nova equipe – Telmo Carvalho, Mariana Medina, Diego Akel, Josimário Façanha e Maxwell Duarte.

Com a reestruturação, um novo nome foi criado: Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC. O principal trabalho desenvolvido hoje é em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, Universidade Federal do Ceará, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e SEARA da Ciência da UFC, na pesquisa de softwares livres para a animação e na produção de conteúdo pedagógico e científico, além de continuar com suas oficinas para a formação de novos profissionais e artistas e divulgar o cinema de animação no Estado do Ceará.

Para a 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino o NUCA indicou 26 filmes de animação, incluindo diversas técnicas e filmes premiados no exterior. Vejam a seleção:

Marilza e a Lata de Leite Condensado, 2007, 20 min.
Direção: Micheline Helena
Elenco: Gisele Fernandes, Paula Yemanjá, Heraldo Cavalcante
Depois de ver terminado o seu relacionamento afetivo, Marilza, insatisfeita com sua silhueta, resolve iniciar um rigoroso regime alimentar. Mas eis que em seu caminho há uma lata de leite condensado.

Faróis, 2008, cor, 1min21s.
Direção: Diego Akel
Uma visão experimental da hora do rush noturna, nas caóticas ruas da cidade de Fortaleza. Filme que inspirou o logotipo da Mostra.

O Facínora, 2006, cor, 2min48s.
Direção: Diego Akel
Um homem caminha tranqüilamente pela rua e acaba envolvido em acontecimentos de enormes proporções. Até que ponto um simples fato pode mudar a vida de uma pessoa? Seria a sociedade controlada pela mídia ou a mídia controlada pela sociedade?

Epiléptico-Mídia, 2006, cor, 1min58s.
Direção: Diego Akel
Um estudo experimental sobre as transformações dos meios de comunicação.

Manifesto de Animação Total, 2006, cor, 1min21s.
Direção: Diego Akel
Manifesto animado que discute o cinema de animação.

O Gabinete do Dr. Akel 2006, cor, 3min45s.
Direção: Diego Akel
Uma homenagem ao cinema expressionista alemão. Direção coletiva.

Neuro TV, 2007, cor, 1min.
Direção: Diego Akel
Inquietações de uma cabeça TV.

Alucina 15, 2007, cor, 15min.
Direção: Diego Akel
Os bastidores de um trabalho animado em tempo real. Exibido na “Mostra Anima 15” do Anima Mundi 2007.

Baixa Frequência, 2007, cor, 1min.
Direção: Diego Akel
Coisas estranhas acontecem quando um rapaz tenta sintonizar sua emissora de rádio favorita.

Clip para Oficina de Cinema de Animação Experimental, 2008, cor, 1min58
Direção: Diego Akel

Uma Odisséia no Sertão, 2007, cor, 8min.
Direção: Josimário Façanha
No Nordeste pré-histórico, Chico e Zé, acidentalmente, criam um objeto que para eles é desconhecido, mas que acaba resolvendo todo o problema da seca do sertão.
Guerra dos Bárbaros, 2001, cor, 11min.
Direção: Júlia Manta
Uma índia-velha cachimbeira conta a seus netos a história de luta de seus antepassados contra as invasões dos colonizadores do nordeste do Brasil, provocadas pela expansão da pecuária bovina. A historiografia oficial denominou os confrontos de Guerra dos Bárbaros. Resta-nos saber se são bárbaros os índios ou os europeus.

Corpo Frio, 2008, cor, 13min.
Direção: André Dias
Um dia na rotina de um jovem casal de classe média. Tudo seria perfeitamente normal se eles não fossem dois manequins de loja.

Vida Maria, 2007, animação, 8 min
Direção: Márcio Ramos
A vida como um ciclo que se repete. Premiada em todos os festivais nacionais e internacionais dos quais participou, com mais de 50 premiações.

Linhas e Espirais, 2009, cor, 2min16s.
Direção: Diego Akel
Um curta-metragem de animação experimental em que linhas e espirais simbolizam as buscas e lutas da vida.

Golpe Postal, 2007, cor, 2min9s.
Direção: Diego Akel
Uma encomenda inesperada.

O Músico e o Cavalo, 1986, cor, 7 min.
Direção: Telmo Carvalho
O encontro de um sanfoneiro de rua com um cavalo de circo.

Campo Branco, 1997, cor, 15min.
Direção: Telmo Carvalho
A relação de amor do homem sertanejo com a chuva.

Em Busca da Cor, 2002, cor, 13min.
Direção: Telmo Carvalho
À procura da técnica e da cor perfeita, o artista depara com a decadência e a angústia.

Igberto, 2004, cor, 5min.
Direção: Telmo Carvalho
O desperdício de água segundo Igberto.

O Último Quadro, 2009, cor, 15min.
Direção: Telmo Carvalho
Um homem se esforça para chegar aos deu destino mas, ao alcançar o último quadro, acontece algo inesperado.

Almoço de Domingo, 2007, cor, 1min40s.
Direção: Alfredo Luzardo e Marcos Zartur
Frango se apavora ao desconfiar que será morto para ser cozido. Depois, mais aliviado, ele descobre que o pior ainda estar por vir.

The Monster, 2007, cor, 1min45s.
Direção: Marcos Zartur
Durante experiência, cientista dá vida a uma criatura que já nasce com problemas. O Cientista então encontra uma solução rápida para o impasse que ele mesmo criou.

Para conhecer mais o trabalho do NUCA acesse o blog:
Para conhecer o trabalho de Diego Akel:

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Documentário Nordestino


Na sexta-feira, 18 de setembro, a 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino será dedicada ao documentário nordestino.
Serão exibidos:
16h00: "Patativa do Assaré - Ave Poesia", de Rosemberg Cariry, uma homenagem ao grande poeta Patativa do Assaré.
18h00 - Lançamento do Livro"Documentário Nordestino", da cineasta e pesquisadora Karla Holanda.
Este livro é uma forte referência para a pesquisa do cinema brasileiro. A autora revela que entre 1994 e 2003 foram produzidos 240 documentários no Nordeste do país. Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba são os Estados que mais produziram documentários naquele período, justamente os que instutuiram medidas de incentivo à produção. Os outros cinco estados - Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe - não possuem medidas integradas de estímulo à produção. Produziram pouco. Para saber mais sobre o contexto da produção regional, recomendamos a leitura desse livro.

Nesse mesmo horário exibiremos:
"Vestígio" e "O Riso das Flores", da própria Karla Holanda; "O Menino Aranha", da pernambucana Mariana Lacerda, e "O Rebeliado", do paraíbano Bertrand Lira.

20h00
"Eiffel", curta pernambucano de Luiz Joaquim, e o premiado "KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias", dos pernambucanos Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Primeiro dia da Mostra no CCSP



Na abertura da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino tivemos a estréia do curta metragem "Lá vem o Juvenal" do cineasta Hermano Figueiredo. Nesse dia promovemos um debate com o público cujas principais questões foram: a autoria no documentário e a divulgação da produção regional.

Hermano Figuiredo é coordenador do programa "Olhar Brasil" do Ministério da Cultura, cujo objetivo é fomentar a produção audiovisual. Já ocupou vários cargos na Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD) e é um militante do "Movimento dos sem Tela". Ele exibe filmes em comunidades de pescadores e vilarejos em vela de jangada, em redes de dormir e até em barriga de boi. Vejam o belo trabalho que realiza:

Foto de Nataska Conrado

Além da estréia de seu filme, exibimos mais dois filmes de sua autoria:
"A Última Feira", com um comentário final de Hermeto Pascoal sobre o término da tradicional Feira de Arapiraca e"São Luis Caleidoscópio" cuja narrativa é construída através de fortes imagens que retratam a diversidade culutural de São Luis do Maranhão. Neste dia, também estreou nacionalmente o primeiro filme da cineasta alagoana Regina Célia Barbosa, com o documentário "DJ do Agreste", que conta como o Paulo, em seu bar e gosto musical apurado, contribuiu para a formação musical dos joves de Arapiraca - Alagoas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Programação Centro Cultural


Depois do sucesso da pré-estréia e da estréia, a 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino exibirá, no Centro Cultural São Paulo, em seis dias, mais de 70 filmes de todas as épocas, de 7 estados do Nordeste. Promoverá o lançamento do filme “Lá vem o Juvenal”, do cineasta de Alagoas Hermano Figueiredo, e do livro “Documentário Nordestino” da cineasta piauiense Karla Holanda. Contará ainda com a presença do Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC Fortaleza/ CE, com 26 obras que utilizam diversas técnicas de animação.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO DE 15 A 20 DE SETEMBRO
Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1000,
Fone (11) 3383-3402 Paraíso São Paulo,
http://www.centrocultural.sp.gov.br/

Sala Lima Barreto - entrada franca
Idade mínima recomendada: 16 anos
retirada de ingressos: uma hora antes de cada sessão

Dia 15/09/2009 - terça 16h00

A Morte do Rei de Barro
(PE, 2005, cor, 3min, animação, suporte DVD)
direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes. Realizado com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.

Corisco e Dada
(CE, 1996, cor, 96min, fic, suporte DVD)
direção: Rosemberg Cariry
O capitão Corisco, cangaceiro famoso por sua crueldade, valentia e beleza, também chamado de Diabo Louro, rapta a menina Dada, de 12 anos. Após estuprá-la, faz dela sua mulher e, também, integrante do bando do cangaço. Enquanto isso, Zé Rufino, o chefe da polícia volante, promete a si próprio tornar-se imortal, transformando-se no matador de Corisco, cuja cabeça fora colocada a prêmio pelo governo. Remasterizado.

18h00

Profetas da Chuva e da Esperança
(SC, 2007, cor, 15min, doc, suporte DVD)
direção: Márcia Paraíso
Desde o princípio do Homem, se busca uma forma de olhar e reconhecer os sinais da natureza. No sertão do Nordeste, homens conhecidos como Profetas da Chuva traduzem previsões em esperança.

Câmara Viajante
(CE, 2007, cor, 20min, doc, suporte DVD)
direção: Joe Pimentel
O universo e o ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino.

Alumia
(PE, 2007, cor, 55min, doc, suporte DVD)
direção: Andrea Ferraz e Carol Virgulino
No Sertão nordestino, alumia quer dizer ilumina, traz a luz. E são justamente as questões sociais básicas, colocadas em xeque por pessoas comuns. O enredo trata de assuntos como casamento e filhos; luz e escuridão; céu e inferno; vida e morte. Homens e mulheres do Sítio São Francisco, um lugarejo sem energia elétrica a 342 km do Recife, expressam seus pensamentos e opiniões, fazendo perguntas que podem tanto acabar sem resposta quanto receber o mesmo retorno em lugares completamente distintos.

20h00

Estréia de Filme e encontro com Cineasta Hermano Figueiredo

Lá vem o Juvenal!
(AL 2009, cor, 34min, doc. suporte DVD)
direção: Hermano Figueiredo
Chamado de gênio , mestre, garrincha do turfe, Juvenal Machado da silva encerrou aos 47 anos a sua carreira nas pistas e voltou a sua terra natal no sertão alagoano. Um homem entre dois mundos entre dois tempos: a fama no Rio e o anonimato em Alagoas. O presente e o passado. Com depoimentos de Chico Anysio e Zico e detalhes dos melhores momentos de sua carreira o filme conta a trajetória de um dos maiores jockeys da história do turfe brasileiro e nos revela o carisma do homem simples por trás do mito.

A Última Feira
(AL 2001, cor, 12min, doc. suporte DVD)
direção: Hermano Figueiredo
A cidade de Arapiraca cresceu ao redor de uma feira, principal ponto de convergência de produtos e cultura do sertão de Alagoas. Mas agora o poder público quer mudá-la e modernizá-la. Será que os feirantes concordam com isso?

São Luiz Caleidoscópio
(MA 2000, cor 8min, doc. suporte DVD
direção: Hermano Figueiredo
Um olhar apaixonado sobre a cidade de São Luis. Uma explosão de luz, cores e ritmos.

O DJ do Agreste
(AL 2009, cor, 20min, doc. suporte DVD)
direção: Regina Célia Barbosa
Documentário sobre o dono de um bar que fez a cabeça de várias gerações de Arapiraca-AL.

Dia 16/09/2009 - quarta

16h00

Vermelho, Rubro, Céu da Boca
(BA, 2006, cor, 13min, fic, suporte DVD)
direção: Sofia Federico Elenco: Bertho Filho, Paulo César Pereio, Flávia Marco Antônio, Frieda Gutmann
A jovem Candolina vive de fantasias: apaixona-se por um desconhecido que lhe manda rosas. Na sua rotina de tarefas domésticas na beira do rio, espera a vinda do “moço”, mas o que sempre chega diariamente são rosas vermelhas sem espinhos, trazidas pela correnteza.

A Vida é Curta
(PE, 2007, P&B, 15min, fic, suporte DVD)
direção: Leo Falcão
elenco: Caio Fernando Escrich, Eduardo Japiassu, Samuel Vieira, Ítalo Bianchi, Rita Carelli, Elaine Kauffman, Irandir Santos, Gustavo Falcão, Marcelo Rabelo, Rutilio Oliveira, Ricardo Mourão, Cida Alencar, Soraya Sill, Karina Falcão. São 15 minutos para contar uma história em formato de curta metragem. O relógio está correndo.

Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife
(PE, 2008, cor, 70min, doc, suporte DVD)
direção: Léo Falcão
O primeiro longa metragem de Léo Falcão se inspira na obra homônima de Gilberto Freyre – o primeiro guia de uma cidade brasileira, publicada em 1934. Vários personagens ligados à cidade participam do filme, através de depoimentos e leituras de trechos do texto original da obra. Participação de Lenine, Roger, Hermila Guedes, Geninha, Nana, Jota, Germano, Lívia, Kátia.

18h00

O Crime da Imagem
(PE, 1992, cor, 15min, fic suporte DVD)
direção: Lírio Ferreira
Elenco: Tuca Andrada, Paula Costa Rego, Paulo Falcão, Diva Pacheco, Aramis Trindade, Henrique Amaral. Primeiro curta de Lírio Ferreira. O início de um mito, uma tragédia, a história do sertão.

Árido Movie
(PE, 2005, 100min, fic, suporte DVD)
direção: Lírio Ferreira
Elenco: José Dumont, Luiz Carlos Vasconcelos, Gustavo Falcão, Aramis Trindade, Matheus Nachtergaele, Suyane Moreira, Maria de Jesus Bacarelli, Magdale Alves, Renata Sorrah, Paulo César Pereio, Giulia Gam, Mariana Lima, Selton Mello, Guilherme Weber. O inesperado assassinato do pai obriga Jonas a fazer uma jornada de retorno a suas origens. Mas ele desconhece o verdadeiro motivo de sua volta, vingar a morte do pai e lavar a honra da família. Ao chegar a sua cidade natal, encontra um clima de vingança pairando no ar. É aí que Jonas descobre o seu infortúnio: o peso de ser o herdeiro de uma realidade que já julgava não ser mais a sua.

20h00

Geração 65 Aquela Coisa Toda
(PE, 2009, cor, 96min, doc, suporte DVD)
direção: Luci Alcântara
Aquela coisa toda reconstrói a trajetória desse movimento literário pernambucano, valorizando a palavra e suas possibilidades poéticas. Trata-se de um ilustrado panorama da safra de escritores surgidos na década de 1960, que marcaram definitivamente a cena de Pernambuco.

Dia 17/09/2009 quinta

16h00

Ave Sangria
(PB, 2002, cor, 20min, doc, suporte DVD)
direção: Raynaia Uchoa e Rebeca Venice
Este documentário conta um pouco da história da música recifense, a trajetória de uma banda de grande inspiração, mas pouco reconhecida. Os músicos que integravam a Ave Sangria, além daqueles que vivenciaram a cena recifense da época , falam sobre a formação da banda, a estréia na Feira Experimental de Nova Jerusalém de 1972, a gravação do disco, que teve a polêmica faixa Seu Waldir proibida pela censura, e o derradeiro vôo da Ave, o show Perfumes & Baratchos.

A Árvore da Miséria
(PB, 1998, cor, 12 min, doc, suporte DVD)
direção: Marcus Vilar
Elenco: Soia Lira, Nanego lira e Everaldo Pontes Depois de expulsar de sua árvore algumas crianças, D. Miséria recebe a visita de um mendigo que se diz enviado de Deus.

A Canga
(PB, 2007, cor, 20min, fic, suporte DVD)
direção: Marcus Vilar e Durval Leal Filho
Uma família destruída pela secura do sertão, tenta a todo custo arar a terra sob o mando de um patriarca enlouquecido.

Crias da Piollin
(PB, 2002, cor, 53min, doc, suporte DVD)
direção: Bertrand Lira
Elenco: Luis Carlos Vasconcelos, Everaldo Pontes, Buda Lira, Hércules Felix, Bastinho Gomes, Eliezer Rolim, Nanego Lira, Marcélia Cartaxo, Soia Lira, Servilio Holanda, Rafaela Paiva e crianças e adolescentes da Escola Piollin.

18h00

Bicho de pé
(MA, 2009, cor, 3min, fic, suporte DVD)
Direção: Jr Balby
Na luta pela sobrevivência, meninos são homens e amigos se perdem.

Pelo Ouvido
(MA, 2009, cor, 17min, doc, suporte DVD
Direção: Joaquim Haickel
Elenco: Amanda Acosta e Eucir de Souza Depois de uma tentativa de assalto e de um grave acidente com seu marido, Katie tenta preservar em meio a perdas irreparáveis o lado apaixonado de sua relação.

O Incompreendido
(MA, 2007, cor, 12min, fic, suporte DVD)
direção: Francisco Colombo
Elenco: Danilo Wellington do Nascimento, Aderson Pereira, Igor da Conceição Silva, Nicoas Antônio Matos, Renata Cristina Araújo, Ricardo Araújo, Vera Ana Serra Menino de rua de São Luiz sonha passear de carro.

Reverso
(MA, 2009, cor, 6min, fic, suporte DVD)
direção: Francisco Colombo
Elenco: Gilberto Martins, Antonio Saboia e Nilsson Asp. O que diferencia os indivíduos é a capacidade de realizar determinados atos. Filmado inteiramente em um único plano seqüência.

No Fiel da Balança
(MA, 2005, cor, 5min, doc, suporte DVD)
direção: Francisco Colombo
Os moradores de um antigo quilombo perto da cidade de Alcântara não deixam morrer a sua expressão cultural.

Tambores do Maranhão
(MA, 1973, cor 12min, doc suporte DVD)
direção: Gregório Bacic
Registro de manifestações culturais de São Luis do Maranhão: Tambor de Crioula, Tambor de Mina e Tambor de Índio.

Terras de Quilombo – Uma Dívida Histórica
(MA, 2004, cor 45min, doc suporte DVD)
direção: Murilo Santos Remanescentes de quilombos, focalizando a situação dos grupos atingidos pela implantação do Centro de Lançamento aeroespacial de Alcântara.

20h00

São
(PE, 2009, cor, 15min, doc, suporte DVD)
direção: Pedro Severien
Elenco: Julio Andrade e Simone Spoladore É uma pena que só levemos a sério as lições da vida quando elas já não nos servem mais.

Amigos de Risco
(PE, 2007, cor, 88min, doc, suporte DVD)
direção: Daniel Banderia
Elenco: Irandir Santos, Rodrigo Riszla, Paulo Dias, Lílian Kelen, Júnior Black, Roberta Lerta, Após anos em fuga, Joca está de volta à cidade. E para comemorar, nada melhor que uma noitada, com seus últimos bons amigos, Nelsão e Benito.

Dia 18/09/2009 – sexta

16h00

Patativa do Assaré - Ave Poesia
(CE, 2007, cor, 84min, suporte DVD)
direção: Rosemberg Cariry
Aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância de seus poemas, o significado político de seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira. Remasterizado.

18h00

Lançamento do Livro “O Documentário do Nordeste” da cineasta Karla Holanda

Vestígio
(CE, 2002, cor, 16min, doc, suporte DVD)
direção: Karla Holanda
Lirete, 67 anos. Zuza, 84 anos. Das experiências acumuladas de suas vidas, fazem um ensaio sobre a universalidade dos sentimentos.

Riso das Flores
(CE, 2004, cor, 9min, fic, suporte DVD)
direção: Karla Holanda
Risoleta recorda cenas de sua infância. Ao final, a criança lembrada vê seu futuro projetado. Uma assiste ao destino da outra.

O Menino Aranha
(PE, 2008, cor, 13min, doc, suporte DVD)
direção: Mariana Lacerda
Menino-aranha: uma real lenda urbana contada na Recife do final da década de 1990.

O Rebeliado
(PB 2009, cor 70min, doc. suporte DVD)
direção: Bertrand Lira
A história de vida de um ex-travesti; de uma infância miserável à prostituição nas ruas de João Pessoa até a sua conversão em pastor evangélico.

20h00

Eiffel (PE, 2009, cor, 2min suporte DVD)
direção: Luiz Joaquim
Para alguns, as duas torres residenciais gêmeas com dezenas de andares, construídas no Cais de Santa Rita e na frente do bairro de São José, são duas verrugas desproporcionais no seio da cidade. Para outros, os dois prédios são mais uma prova de progresso, sinalizando um Recife que cresce para cima, na vertical e de cima para baixo. Vendo o curta-metragem identificar que seu ponto de vista reside nos que integram o primeiro grupo. Esse curta dialoga com Françoise Truffaut (Les 400 coups).

KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias.
(PE 2008, cor, 81min, doc. suporte 35 mm)
direção: Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro
Em 1965 um fusca é vendido em São Paulo. Quarenta anos depois, o fusca vai parar num ferro-velho de Recife com a placa KFZ – 1348. A trajetória do carro através de seus donos, tendo a vida de seus proprietários como janela privilegiada para observação da sociedade. Ganhador dos prêmios de Melhor Filme da Mostra Pernambuco do Cine PE, Festival do Audiovisual e Especial do Júri da 32ª Mostra Internacional de Cinema.

Dia 19/09/2009 sábado

16h00

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007.

Caçadores de Saci (BA 2005, 13min, fic, DVD)
direção: Sofia Federico
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis. Elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Crsitiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches.

A Quase Tragédia de Mané ou Bode que ia dando bode
(PE, 2007, cor, 13min, animação, suporte DVD)
direção: Ricardo Melo
A fictícia – e quase trágica – aventura de Mane e seu bode, acaba por trazer uma reflexão sobre o mundo do culto às celebridades.

Calango Lengo Morte e Vida sem ver água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando Miller Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Biodiversidade
(PE, 2006, animação, 5min, fic, suporte DVD)
direção: Daniel Bandeira
A cadeia alimentar mostrada de uma forma um pouco diferente.

Quem matou Elias Zi
(MA, cor, 20min, animação, suporte DVD)
direção: Murilo Santos

18h00

Sessão Especial: Núcleo de Cinema de Animação Casa Amarela Eusélio Oliveira – UFC Fortaleza/ CE - Convidado: Telmo Carvalho, cineasta de animação, diretor do NUCA.

Marilza e a Lata de Leite Condensado
(CE, 2007, animação, 20 min, fic, suporte DVD)
direção: Micheline Helena Elenco: Gisele Fernandes, Paula Yemanjá, Heraldo Cavalcante Depois de ver terminado o seu relacionamento afetivo, Marilza, insatisfeita com sua silhueta, resolve iniciar um rigoroso regime alimentar. Mas eis que em seu caminho há uma lata de leite condensado.

Faróis
(CE, 2008, cor, 1min21s, animação, suporte DVD)
Direção: Diego Akel Uma visão experimental sobre a hora do rush noturna, nas caóticas ruas da cidade de Fortaleza.

O Facínora
(CE, 2006, cor, 2min48s, animação 2D, suporte DVD)
direção: Diego Akel Um homem caminha tranqüilamente pela rua e acaba envolvido em acontecimentos de enormes proporções. Até que ponto um simples fato pode mudar a vida de uma pessoa? Seria a sociedade controlada pela mídia ou a mídia controlada pela sociedade?

Epiléptico-Mídia
(CE, 2006, cor, 1min58s, animação 2D, suporte DVD)
direção: Diego Akel Um estudo experimental sobre as transformações dos meios de comunicação.

Manifesto de Animação Total
(CE, 2006, cor, 1min21s, animação stop motion, suporte DVD)
direção: Diego Akel Manifesto animado que discute o que é o cinema de animação.

O Gabinete do Dr. Akel
(CE, 2006, cor, 3min45s, live actin/animação 2D, suporte DVD)
direção: Diego Akel Uma homenagem ao cinema expressionista alemão. Direção coletiva.

Neuro TV
(CE, 2007, cor, 1min, animação stop-motion, suporte DVD)
direção: Diego Akel Inquietações de uma cabeça TV.

Alucina 15
(CE, 2007, cor, 15min, animação 2D, suporte DVD)
direção: Diego Akel
Os bastidores de um trabalho animado em tempo real. Exibido na “Mostra Anima 15” do Anima Mundi 2007.

Baixa Frequência
(CE, 2007, cor, 1min, animação 2D, suporte DVD)
direção: Diego Akel
Coisas estranham acontecem quando um rapaz tenta sintonizar sua rádio favorita.

Clip para Oficina de Cinema de Animação Experimental
(CE, 2008, cor, 1min58s, animação 2D, suporte DVD) direção: Diego Akel

Uma Odisséia no Sertão
(CE, 2007, cor, 8min, animação, suporte DVD)
direção: Josimário Façanha
No Nordeste pré-histórico, Chico e Zé, acidentalmente, criam um objeto que para eles é desconhecido, mas que acaba resolvendo todo o problema da seca do sertão.

Guerra dos Bárbaros
(CE, 2001, cor, 11min, animação, suporte DVD)
direção: Júlia Manta
Uma índia-velha cachimbeira conta a seus netos a história de luta de seus antepassados contra as invasões dos colonizadores do nordeste do Brasil, provocadas pela expansão da pecuária bovina. A historiografia oficial denominou os confrontos de guerra dos bárbaros. Resta-nos saber se são bárbaros os índios ou os europeus.

20 horas

Corpo Frio
(CE, 2008, cor, 13min, animação, suporte DVD)
direção: André Dias
Um dia na rotina de um jovem casal de classe média. Tudo seria perfeitamente normal se eles não fossem dois manequins de loja.

Vida Maria
(CE, 2007, animação, 8 min - suporte DVD)
direção: Márcio Ramos
A vida como um ciclo que se repete. Premiada animação em vários festivais: Anima Mundi,

Linhas e Espirais
(CE, 2009, cor, 2min16s, animação, suporte DVD)
direção: Diego Akel Um curta-metragem de animação experimental em que linhas e espirais simbolizam as buscas e lutas da vida.

Golpe Postal
(CE, 2007, cor, 2min9s, animação stop motion, suporte DVD)
direção: Diego Akel
Uma encomenda inesperada.

O Músico e o Cavalo
(CE, 1986, cor, 7 min, fotografia animada, suporte DVD)
direção: Telmo Carvalho O encontro de um sanfoneiro de rua com um cavalo de circo.

Campo Branco
(CE, 1997, cor, 15min, fotografia animada, suporte DVD)
direção: Telmo Carvalho A relação de amor do homem sertanejo com a chuva.

Em Busca da Cor
(CE, 2002, cor, 13min, animação, suporte DVD)
direção: Telmo Carvalho
À procura da técnica e da cor perfeita o artista se depara com a decadência e a angustia.

Igberto
(CE, 2004, cor, 5min, fotografia animada, suporte DVD)
direção: Telmo Carvalho
O desperdício de água segundo Igberto.

O Último Quadro
(CE, 2009, cor, 15min, fotografia animada, suporte DVD)
direção: Telmo Carvalho
Um homem se esforça para chegar aos deu destino , mas ao alcançar o último quadro acontece algo inesperado.

Almoço de Domingo
(CE, 2007, cor, 1min40s, animação, suporte DVD)
direção: Alfredo Luzardo e Marcos Zartur
Frango se apavora ao desconfiar que será morto para ser cozido. Depois, mais aliviado, ele descobre que o pior ainda estar por vir.

The Monster
(CE, 2007, cor, 1min45s, animação, suporte DVD)
direção: Marcos Zartur
Durante experiência cientista dá vida a uma criatura que já nasce com problemas. O Cientista então encontra uma solução rápida para o impasse que ele mesmo criou

Dia 20/09/2009 domingo

16h00

Águas de Romanza (CE, 2002, cor, 15min, fic, suporte DVD)
direção: Gláucia Soares e Patrícia Bahia elenco: Leuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol
(PE, 2007, cor, 80min, doc, suporte DVD)
direção: Mariana Brennand Fortes
Documentário sobre o Coco de Roda no Amaro Branco, o lugar onde, há mais de 100 anos, o Coco fez história. O filme mostra os personagens, a tradição e a riqueza deste folguedo nordestino. Mais do que isso convida você para o meio da roda.

18h00

Ai que vida!
(PI/MA, 2007, 100 in, fic, DVD)
direção: Cícero Filho
Elenco Feliciano Popô, Antonia Catingueiro, Welligton Alencar, Rômulo Augusto, Irisceli Queiroz Em meados dos anos de 1990, a fictícia cidade de Poço Fundo, no interior do Nordeste, está vivendo um verdadeiro caos em sua administração pública. O Prefeito Zé Leitão é um corrupto de mão cheia, capaz de tudo pelo dinheiro, seu egoísmo é a sua principal característica.

20h00

A Montanha Mágica
(CE, 2009, 13 in, doc, DVD)
direção: Petrus Cariry
De tanto se divertir lá m cima, ele caiu quinze metros, faltou ar. Até onde vai a verdade? Até onde vai a imaginação? Eu gostaria de lembrar um pouco mais...

Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio
(CE, 2009, 98min, doc, DVD)
direção: Rosemberg Cariry
Elenco: Chico Diaz, Dira Paes
Um poderoso coronel estupra uma negar escrava. Dessa violência nasce uma menina muito linda chamada Lua. Negra, bastarda e mulher numa sociedade profundamente machista e violenta.

Programação de Taboão da Serra

Conosco desde a primeira edição das Mostra Paulista de Cinema Nordestino município de Taboão da Serra participa com atenção especial ao público escolar e de Educação de Jovens e Adultos. As programações da 4ª Mostra serão exibidas no CENTRO MUNCIPAL DE RECREAÇÃO – CEMUR, e em escolas públicas municipais. As escolas prevêem o desenvolvimento de atividades pedagógicas, com a discussão de questões sociais e da migração presentes nos filmes.

23 de setembro (quarta-feira)

LOCAL: EMI EMÍLIA RUA TEÓFILO OTONI, N.305
PARQUE MARABÁ- TABOÃO DA SERRA

15h00

Classificação Indicativa: livre

Águas de Romanza
(CE, 2002, cor, 15 min, fic, suporte DVD)
direção: Gláucia Soares e Patrícia Bahia elenco: Leuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

Calango Lengo Morte e Vida sem Ver água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Caçadores de Saci
(BA 2005, 13 min, fic, DVD)
direção: Sofia Federico
elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Cristiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches. Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva.
Roteiro: Leo Falcão e André MuhleQuando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

LOCAL: CEMUR-CENTRO MUNCIPAL DE RECREAÇÃO
PRAÇA NICOLA VIVILÉCHIO, S/N TEL- 4788-5822
JARDIM MARIA ROSA - TABOÃO DA SERRA

19h30

Classificação indicativa: 16 anos
Calango Lengo Morte e Vida sem ver Água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Corisco e Dada
(CE, 1996, cor, 96 min, fic, suporte DVD)
Direção: Rosemberg Cariry
O capitão Corisco, cangaceiro famoso por sua crueldade, valentia e beleza, também chamado de Diabo Louro, rapta a menina Dada, de 12 anos. Após estuprá-la, faz dela sua mulher e, também, integrante do bando do cangaço. Enquanto isso, Zé Rufino, o chefe da polícia volante, promete a si próprio tornar-se imortal, transformando-se no matador de Corisco, cuja cabeça fora colocada a prêmio pelo governo. Remasterizado.

24 de setembro (quinta feira)

LOCAL: LOCAL: EMEF ANA MAFALDA BARBOSA DE CARVALHO RUA GABRIEL DE PAULA, 485
BAIRRO JACARANDÁ - TABOÃO DA SERRA TEL- 4685-8025

15h00

Classificação Indicativa: livre

A Morte do Rei de Barro
(PE, 2005, animação, 3 min, fic suporte DVD)
direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes neste curta de animação. Realizado com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.

Calango Lengo Morte e Vida sem ver Água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Águas de Romanza
(CE, 2002, cor, 15 min, fic, suporte DVD)
direção: Gláucia Soares e Patrícia Bahia elenco: Leuda Bandeira, Michaela Farias Alves, Rodger Rogério
No Sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

Caçadores de Saci
(BA 2005, 13 min, fic, DVD)
direção: Sofia Federico
Elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Cristiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches. Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

25 de setembro (sexta-feira)

LOCAL: EMEB DARCY RIBEIRO RUA ISIDE PETRO LUPO ISSA, N. 39
BAIRRO SÃO JUDAS- TABOÃO DA SERRA TEL- 4786-5017

15h00

Classificação Indicativa: livre

A Morte do Rei de Barro
(PE, 2005, animação, 3 min, fic suporte DVD)
direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes neste curta de animação. Realizado com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.

Calango Lengo Morte e Vida sem ver Água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
Direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

Caçadores de Saci
(BA 2005, 13 min, fic, DVD)
direção: Sofia Federico
elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Cristiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches. Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

LOCAL: EMEF FRANCISCO FERREIRA PAES RUA JOSÉ PEDRO NOGUEIRA FILHO, N. 210 JARDIM MITUZI – TABOÃO DA SERRA TEL-4137-5419

19h00

Classificação Indicativa: 16 anos

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

Ai que vida!
(PI e MA, 2007, 100 in, fic, DVD)
direção: Cícero Filho
Elenco Feliciano Popô, Antonia Catingueiro, Welligton Alencar, Rômulo Augusto, Irisceli Queiroz Em meados dos anos de 1990, a fictícia cidade de Poço Fundo, no interior do Nordeste, está vivendo um verdadeiro caos em sua administração pública. O Prefeito Zé Leitão é um corrupto de mão cheia, capaz de tudo pelo dinheiro, seu egoísmo é a sua principal característica.

Programação Vila Carioca

Dia 27 de Setembro

Casa Arte Cidadania - Vila Carioca
Rua Colorado, 39 fone: 3867-6989

No ano de 1999, a Profª Vânia da Silva iniciou um projeto carnavalesco com jovens da favela de Heliópolis, zona sul da cidade de São Paulo. Ao conhecer o potencial artístico dos adolescentes, a professora constatou que seria possível agregar novas perspectivas às suas vidas. Objetivando a continuação dos trabalhos, foi criada a Casa Arte Cidadania, diante da qual, em plena rua, a 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino exibirá uma programação de filmes voltada ao público infantil com animações premiadas em vários festivais do Brasil e do exterior.

Biodiversidade
(PE, 2006, animação, 5min, fic, suporte DVD)direção: Daniel Bandeira
A cadeia alimentar mostrada de uma forma um pouco diferente.

A Árvore do Dinheiro
(PE, 2007, cor, 7 min, doc, suporte DVD)direção: Marcos Buccini, Diego Credidio
Animação que procura resgatar a simplicidade e a beleza da Literatura de Cordel, arte popular e um dos símbolos mais importantes da cultura nordestina.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste.

Calango Lengo Morte e Vida sem ver água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato.

Caçadores de Saci
(BA 2005, 13min, fic, DVD)direção: Sofia Federico
elenco: Agnaldo Lopes, Áurea Montebello, Cristiane Mendonça, Gleiciane Cardoso, Lucio Tranches
Uma fazenda é assombrada por sacis: a pipoca não arrebenta, o ôvo não choca, o leite sempre azeda, o feijão queima na panela. Um caçador tenta ajudar a família a se livrar do sacis.

O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
Direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Madeleine Agitando a Vila Madalena

Depois do sucesso da pré-estréia no Cinema na Laje, confiram a estréia da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, no pizza-bar Madeleine, Vila Madalena, no dia 13 de setembro, domingo, às 19h00, na Rua Aspicuelta, 201.
A estréia da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, em parceira com o Madeleine e o Ásia 70 , traz uma programação especial de animações premiadas nordestinas e o curta-metragem, "Vermelho Rubro do Céu da Boca", da cineasta baiana Sofia Federico.

Vejam a programação de domingo:

Faróis
(CE, 2008, cor, 1min21s, animação, suporte DVD)
direção: Diego Akel
Uma visão experimental sobre a hora do rush noturna, nas caóticas ruas da cidade de Fortaleza. O logotipo da 4ª Mostra e a trilha sonora do clip foram inspirados neste filme que foram gentilmente cedidos pelo Diretor Diego Akel e pelo compositor da trilha Daniel Albuquerque. Diego Akel iniciou seus experimentos com cinema de animação em 1998, e hoje já acumula mais de uma dezena de curtas produzidos, tendo participado de inúmeros festivais e recebido diversos prêmios. Em grande parte dos seus trabalhos ele mesmo escreve, dirige, produz, anima, sonoriza e edita. As técnicas utilizadas são diversas, entre elas o desenho, a pintura, o uso de recortes e mais recentemente a pintura digital. Tem se destacado como um importante realizador de animações experimentais em Fortaleza.

A Morte do Rei de Barro
(PE, 2005, cor, 3min, animação, suporte DVD)
direção: Plínio Uchôa e Marcos Buccini
Premiada animação sobre disputas, tocaias e mortes. Realizado com bonecos de barro. Ambientado no cangaço do Nordeste brasileiro, descreve as estratégias criadas por um grupo rival de cangaceiros que tenta matar o Rei de Barro.




Calango Lengo Morte e Vida sem ver Água
(RJ, 2008, cor, 10min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando Miller
Calango Lengo, nordestino, tem que cumprir o seu destino sem ter o que por no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte, como foge o rato do gato. Ganhador do prêmio de melhor roteiro e melhor trilha sonora original no 32º Festival Guarnicê de Cinema, de São Luis, Maranhão.

Até o Sol Raiá
(PE, 2007, cor, 11min, animação, suporte DVD)
direção: Fernando José e Leandro Amorim
Conto de fantasia e de celebração ao imaginário nordestino. Personagens criados por um artesão em barro criam vida própria e agitam uma pacata vila sertaneja numa noite de festa. Animado em 3D, o curta–metragem funde a tradição do artesanato de Caruaru com o cangaço, numa referência a dois ícones da cultura do Nordeste. Prêmio de melhor filme pelo Festival Anima Mundi de 2007


O Jumento Santo e a Cidade que se Acabou Antes de Começar
(PE 2007, cor, 11 min, animação, suporte DVD)
direção: Leo D. e Willian Paiva, Roteiro: Leo Falcão e André Muhle
Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à Terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. Ganhador de 4 prêmios no Festival de Cinema de Recife (melhor vídeo digital, melhor roteiro, melhor montagem e prêmio especial da crítica).

Vermelho, Rubro do Céu da Boca
(BA, 2006, cor, 13min, ficção, suporte DVD)
direção: Sofia Federico
Elenco: Bertho Filho, Paulo César Pereio, Flávia Marco Antônio, Frieda Gutmann
A jovem Candolina vive de fantasias: apaixona-se por um desconhecido que lhe manda rosas. Na sua rotina de tarefas domésticas na beira do rio, espera a vinda do “moço”, mas o que sempre chega diariamente são rosas vermelhas sem espinhos, trazidas pela correnteza.

Em breve, a programação completa da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pré-estréia da 4ª Mostra - Em Alto Estilo!!!

A sessão de pré-estréia da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino aconteceu em Campo Limpo, no Cinema na Laje, projeto do poeta e agitador cultural Sérgio Vaz.
A proposta do Cinema na Laje é formar público para o cinema.
Para quem não conhece, Campo Limpo é um bairro distante do centro de São Paulo. Como toda a periferia, carente de atividades e de espaços culturais. A iniciativa de pessoas como Sérgio Vaz e Zé Batidão visa a mudar esse panorama.
"Antes a gente queria mudar do bairro, agora a gente que mudar o bairro; quer melhorar aqui através da cultura", afirma Sérgio.
Essa proposta tem tudo a ver com a Mostra Paulista de Cinema Nordestino, que busca facilitar o acesso à cultura utilizando elementos de nossa própria cultura. A produção de cinema do Nordeste é riquíssima e multifacetada, mas muitas vezes não chega às grandes cidades, muito menos às periferias, por conta da falta de uma política consistente de distribuição de filmes nacionais. Por isso, muita gente acaba não tendo conhecimento dessa produção.

O Bar do Zé Batidão, onde acontece o Cinema na Laje, estava cheio de gente bonita, animada e interessada em cinema. Tem até lanterninha, como antigamente! Os filmes exibidos foram:
"Calango Lengo, Morte e Vida Sem Ver Água", de Fernando Miller, e "O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol", de Mariana Fortes. O público vibrou com o Calango Lengo, o personagem simpático e esperto que dribla a seca e a morte. E saiu dançando ao som do Coco, ritmo típico do Nordeste, foco do documentário de Mariana.




Leiam o depoimento do Sérgio para sentir como foi:



"Sobre vilões e heróis - Sérgio Vaz

Povo lindo, povo inteligente,


Ontem no feriado de 7 de setembro a Cooperifa exibiu a Mostra de Cinema Nordestino dentro do projeto Cinema na laje. E diga-se de passagem, foi um sucesso total. De público e de crítica. Para se ter uma ideia, quando o filme terminou todos batiam palma no ritmo do samba de côco, que era um dos temas dos documentários. A nossa cara. E a nossa cara é correr pelo certo.
Pô, mó da hora a gente ali reunido, na nossa quebrada, mulheres, crianças, homens, jovens e adultos ali curtindo documentários que tem a ver com a nossa realidade. A gente ali se reconhecendo no escurinho do nosso cinema...
Muitas vezes os cineastas e documentaristas realizam trabalhos falando das pessoas das periferia, dos morros, dos mangues, dos humildes, dos fodidos e dos sertões do Brasil, e os exibem somente nos cinemas dos grandes centros, e sequer tem a elegância de passar os filmes para essas pessoas que contribuem, com o pouco que tem, para que outras, continuem amando a sétima arte. Ingratidão queima o filme. Pipocas!
A Cinema na laje da Cooperifa nasceu dessa urgência, desse amor pela ilusão, mas com os pés na realidade. Desse sonho obssessivo por um país melhor, aliás, esse sonho, é um filme que não sai da nossa cabeça. Sem intervalos.
"Quem vive o drama? Quem vive o terror? Esse Suspense tem que acabar.
Para a Cooperifa não tem dia, não tem hora nem lugar, e todo mundo tá ligado que super-heróis é só na tela, e já tem muito bunda-mole usando capa e fingindo que tem super-poderes hipnotizando os fracos e oprimidos.
Na vida real, raio-laser ou enchadas, pouco me importam, as pessoas honestas me fascinam. Nos jogam para o alto. E avante. "

veja as fotos do cinema na laje no blog: http://www.colecionadordepedras1.blogspot.com/

www.twitter.com/poetasergiovaz


É isso aí, Sérgio Vaz e pessoal da Cooperifa! Vida longa para o Cinema na Laje e para a Mostra Paulista de Cinema Nordestino!



terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Mostra no Cinema na Laje 7 de Setembro


A abertura da 4ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino acontecerá dia 07 de setembro no Cinema na Laje, em Campo Limpo.

O Cinema na Laje é um espaço alternativo para exibição de filmes e documentários de todas as partes do Brasil e do mundo. Foi criado para dar vazão ao cinema produzido por jovens da região do Campo Limpo, bairro da periferia de São Paulo.

É no mesmo local que acontece a Cooperifa, primeiro sarau de poesias da periferia de São Paulo, organizado pelo escritor e poeta Sérgio Vaz.

Lá exibiremos os filmes:


Calango Lengo, Morte e Vida sem Ver Água, animação do cineasta Fernando Miller, que trata com ironia e humor a dura realidade da seca. Ganhou prêmio de melhor roteiro e melhor trilha sonora original no 32ª Festival Guarnicê de Cinema, de São Luis, Maranhão.





O Coco, A Roda, O Pneu e o Farol, de Marina Brennand Fortes. Documentário sobre o Coco de Roda no Amaro Branco, Olinda (PE), o lugar onde, há mais de 100 anos, o Coco faz história. O filme mostra os personagens, a tradição e a riqueza deste folguedo nordestino. Mais que isso, convida você para o meio da roda.

Cinema na Laje
Dia 7 de setembro, às 19h
Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797
Campo Limpo, zona sul de São Paulo